A Prefeitura de Caxias, com o objetivo de prestigiar a cultura caxiense, que neste momento de pandemia também sofre os efeitos da covid-19, realiza no período de 24 a 30 de junho o 1º São João Que A Gente Quer virtual. As inscrições vão até as 12h deste domingo (21) na Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, no Centro de Cultura.

O Edital nº 002/2020 de seleção artística para o São João Que A Gente Quer 2020 considera, ainda, as medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, conforme disposto no Decreto nº 35.660, de 16 de março de 2020, bem como no Plano de Contingência elaborado pelo estado do Maranhão, para a execução do edital para apresentação via internet (lives), que também visa uma alternativa de continuidade à difusão cultural fomentada pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

As atrações serão pré-selecionadas, desde que cumpram todos os requisitos previstos no edital, sobretudo as condições que os constituem como artistas consagrados pela opinião pública e pela crítica especializada, nos termos do artigo 25, inciso III, da Lei 8.666/93.  A secretaria vai providenciar toda a estrutura e tecnologia para a produção e transmissão do evento.

CONFIRA AS MODALIDADES QUE PODEM SER INSCRITAS:

01. CANTOR SOLO – Cantor(a) que promova músicas maranhenses, assim como outras músicas aclamadas em âmbito nacional, com ou sem utilização de um violão ou outro instrumento (1 pessoa).
02. CANTOR E MÚSICO – Apresentação de cantor, acompanhado de 1 (um) instrumentista (2 pessoas).
03. CONJUNTO (SANFONEIRO) – Apresentação de cantor(es), acompanhados de instrumentista(s), observado o limite de 3 pessoas por conjunto.
04. GRUPO MUSICAL (ESQUEMA) – Apresentação de cantor(es), acompanhados de instrumentista(s), observado o limite de 4 pessoas por grupo musical.
05. BANDA – Apresentação de cantor(es), acompanhado de instrumentistas, sendo 01 baterista e/ou percussionista, observado o limite de 7 pessoas por banda.
06. BUMBA MEU BOI (cantadores e músicos) – Apresentações de Bumba Meu Boi, em todos os seus sotaques, observado o limite de 7 pessoas.
07. GRUPOS CULTURAIS – Apresentações de Quadrilhas Caipiras, Quadrilhas Estilizadas, Reisados, Dança do Lili, Carimbó, Cacuriá, Capoeira, Maculêlê e demais danças típicas folclóricas, observado o limite de 7 pessoas.

CACHÊS E INSCRIÇÕES

Os cachês serão definidos de acordo com a modalidade e categoria do artista. As informações sobre valores estão no edital.  As inscrições poderão ser realizadas no período de 19 a 21 de junho. A divulgação do resultado final será feita no dia 22 de junho. Já as apresentações das atrações começam dia 24 e seguem até 30 de junho.

Os artistas inscritos, após análise da documentação apresentada, serão selecionados mediante constatação do preenchimento dos requisitos exigidos no edital. Para os artistas que se inscreverem em uma das categorias abaixo, ficam definidos os seguintes valores, para as apresentações a serem realizadas em local definido previamente e com infraestrutura montada:

01. CANTOR SOLO – R$ 800,00.
02. CANTOR E MÚSICO – R$ 1.000,00.
03. CONJUNTO (SANFONEIRO) – R$ 1.500,00.
05. GRUPO MUSICAL (ESQUEMA) – R$ 2.000,00.
06. BANDA – R$ 5.000,00.
07. BUMBA MEU BOI – R$ 3.000,00.
08. GRUPOS CULTURAIS – R$ 1.500,00.

PROPOSTA ARTÍSTICA

A proposta artística é um dos documentos obrigatórios para inscrição da atração. Todo artista/grupo deve apresentar a proposta com os seguintes tópicos:
Histórico: informações sobre a trajetória do grupo/artista, quantidade de componentes e locais e eventos onde já se apresentou.
Fotos: imagens do artista/grupo em ensaios e/ou apresentações.
Material Audiovisual: CDs e/ou DVDs e/ou mídia em pendrive e/ou link para plataformas de streaming ou YouTube (todos devidamente identificados com o nome da atração).
Repertório: relação com as músicas propostas para apresentação.

SELEÇÃO DAS PROPOSTAS

O aviso do resultado da análise documental do credenciamento será divulgado no Diário Oficial da prefeitura e no site www.caxias.ma.gov.br.

Palavras chaves: , , ,