A Sala do Empreendedor realiza no próximo dia 30 de junho, às 10h, a 1ª Sala do Empreendedor  Virtual do Maranhão por meio dos Instagrams da Prefeitura Municipal de Caxias (@prefeituradecaxias) e Sebrae Maranhão (@sebraemaranhao) e pela página do Facebook do Sebrae Maranhão (f.sebrama).

A Sala do Empreendedor de Caxias, que durante a pandemia vem promovendo diversas inovações, encontrou em um ambiente adverso a oportunidade para dar um salto rumo ao futuro, oferecendo ao microempreendedor individual (MEI) a oportunidade de se formalizar ou ainda de utilizar serviços on-line. Durante os tempos de covid-10, as agentes de desenvolvimento da Sala do Empreendedor continuaram realizando os atendimentos das demandas dos empreendedores por meio de mediação tecnológica em casa.

INOVAÇÕES

Um dos exemplos de inovação foi a criação de uma cartilha de informações preparada e compartilhada com microempreendedores individuais que fazem parte de um grupo de WhatsApp e outras informações disponibilizadas pelo Instagram.

A Sala do Empreendedor virtual é uma forma de simplificar o atendimento realizado pelos agentes empreendedores da Sala do Empreendedor de Caxias em um espaço de atendimento digital, otimizando assim o atendimento ao empreendedor, além da unicidade de processos, concentrando diversos serviços, próprios da sala e de parceiros, disponibilizando acesso a serviços como:

1.    Formalização;
2.    Emissão de boletos DAS SIMEI;
3.    Alterações de dados do MEI;
4.    Atendimento remoto (através do Fale Conosco);
5.    Acesso ao grupo de informações do WhatsApp;
6.    Solicitação do Alvará;
7.    Linhas de crédito (instituições parceiras);
8.    Capacitações – cursos e oficinas SEBRAE;
9.    Site do Compre do Pequeno SEBRAE;
10.    Consultoria on-line
11.    Imposto de Renda do MEI;
12.    Parcelamento;
13.    Cartão do CNPJ;
14.    Certificado de MEI;

Ou seja, a Sala do Empreendedor vai oferecer todos os serviços que antes eram feitos presencialmente agora também de maneira virtual. A Sala do Empreendedor virtual é mais um serviço oferecido pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, juntamente com os seus parceiros, com o propósito de melhorar e facilitar o atendimento aos empreendedores, otimizando o atendimento ao empreendedor, além de facilitar o acesso a todos esses serviços e outros que estarão disponíveis em breve.

“A Sala do Empreendedor vem realizando um trabalho diferenciado totalmente digital, o que vai culminar no lançamento desses serviços que nós vamos denominar de Sala do Empreendedor Virtual, é a 1ª do Maranhão. Um desafio que foi aceito pela Secretaria de Indústria e Comércio. E o Sebrae, voltado para o fomento ao empreendedorismo, veio estimular e apoiar na construção desse trabalho. A Sala vai disponibilizar todos os serviços, que até então eram ofertados de maneira presencial, pelo meio digital”, afirma César Guimarães, gerente da Regional do SEBRAE/Caxias.

“A Sala do Empreendedor virtual também é uma oportunidade para o empreendedor ter acesso aos serviços disponíveis pela sala 24 horas por dias, já que o horário de funcionamento da sala presencial é das 8h às 13h. O empreendedor passa a ter acesso a esses serviços em horários não comerciais, além do horário de funcionamento da Sala, já que possui acesso aos links necessários para execução e acompanhamento dos seus serviços a qualquer hora do dia”, explica Lília Karine, agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor.

O lançamento da Sala do Empreendedor Digital coroa todo um trabalho que já vem sendo realizado ao longo de mais de dois anos que será celebrado com chave de ouro no próximo dia 18 de julho, quando a Sala do Empreendedor de Caxias completa 3 anos de criação. A cada dia que passa, a Sala se transforma em local onde se promove o desenvolvimento de novos microempreendedores individuais em Caxias.