A Prefeitura de Caxias é a única no estado do Maranhão a promover o São João Que A Gente Quer Em Casa, proporcionando aos artistas a possibilidade de praticar a cultura, mas também serem auxiliados financeiramente durante a pandemia. São mais de 90 atrações que participaram de um edital público, no qual a gestão municipal fará o pagamento de um cachê para cada cantor, banda, junina, dentre outras atrações culturais.

Para tornar o evento possível, uma grande equipe trabalha nos bastidores para que tudo aconteça dentro do horário, das 18h às 0h. As apresentações começaram dia 24 e se estendem até dia 30 de junho. As lives estão sendo transmitidas a partir do Marília Eventos, uma casa de eventos de Caxias que foi transformada no arraial para as atrações se apresentarem e é de lá que todas as imagens produzidas pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caxias, ligada à Secretaria de Governo, são levadas aos caxienses por meio da rede mundial de computadores. A internet é a grande intermediadora entre as manifestações culturais e o público, que está em casa, acompanhando tudo e interagindo por meio das plataformas digitais Instagram, Facebook e YouTube.

PRODUÇÃO

As apresentações acontecem nos três palcos montados pela Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, que cronometra o tempo de cada apresentação e, com muita habilidade e dinamismo, ao término de uma, a próxima já está no ponto para entrar e levar alegria aos caxienses.

Uma grande equipe, coordenada por Beto Ferreira, sob a direção geral do assessor de Comunicação, Augusto Neto, trabalham diariamente para levar até as residências dos caxienses, maranhenses, brasileiros e estrangeiros, que também acompanham as transmissões, os detalhes de todos os artistas e manifestações culturais passam pelo São João Que A Gente Quer.

Uma ilha de transmissão com 4 câmeras e a possibilidade de interação por meio das plataformas digitais é colocada em funcionamento durante as apresentações. Durante cada apresentação, comentários na tela também aparecem, como forma de permitir a interação entre o público que assiste.

A lógica de produção funciona como a de um programa de televisão. Enquanto uma apresentação está acontecendo, os profissionais vão testando os equipamentos da banda seguinte, para que, ao final da apresentação em curso, a seguinte já se apresente, sem qualquer atraso. Com isto, a Secretaria de Cultura também experimenta uma nova forma de promover a cultura.

“Nós estamos na produção do São João Que A Gente Quer Em Casa. Nós temos manifestações culturais, cantores, bandas, buscamos fazer esta valorização pela Prefeitura de Caxias para fazer este São João de forma diferenciada devido à pandemia, mas que está levando alegria para os caxienses”, frisa Maciel Mourão, da equipe de produção do São João Que A Gente Quer.

“O São João Que A Gente Quer está sendo diferente, mas não passou em branco. A prefeitura, por meio desta forma de transmissão, está valorizando os artistas, a nossa cultura. O São João está sendo um sucesso, porque a repercussão em outras cidades está muito grande. Isso é importante, é um sinal de que nossa cultura está sendo valorizada por uma prefeitura que está trabalhando de forma eficiente em termos de valorização a todos os artistas”, afirma Leonardo Lima, representante da Secretaria Municipal de Cultura.

SEGURANÇA E SAÚDE

Na portaria da casa de eventos, uma equipe de segurança particular, guardas municipais, bombeiros civis e profissionais do SAMU dão suporte para qualquer eventualidade. Também é feita a verificação da temperatura de cada pessoa, a fim de que todos que estejam se apresentando possam estar tranquilos quanto ao estado de saúde. Além disso, todos têm acesso a álcool em gel.

“Mais uma vez a Guarda Municipal está empenhada na segurança e no bem-estar da sua população, principalmente neste momento delicado. Nós, como componentes da Guarda Municipal, estamos preocupados com a atenção à saúde, à educação e principalmente à segurança”, frisa Carlos Augusto, subinspetor da Guarda Municipal.

“É importante a parte da higienização, porque se a pessoa não faz a higienização ela pode conduzir o vírus, e nós aqui estamos para garantir a saúde das pessoas disponibilizando álcool para quem entra pra fazer as apresentação”, ressalta  Emerson Felipe, bombeiro civil.

“A gente verifica a temperatura e garantimos que as pessoas entrem e brinquem com segurança. Se a temperatura estiver 37 ou 38 graus, a gente já recomenda que busque o serviço de saúde”, reforça  Evanilde de Sousa, técnica de enfermagem do SAMU.

Todos os participantes são recomendados a utilizarem máscaras e luvas durante as apresentações em que são necessárias uma aproximação e toque das mãos. Somente os cantores não utilizam as máscaras enquanto se apresentam. Todas as medidas são formas de garantir que os protocolos de saúde sejam seguidos durante a pandemia e os artistas caxienses possam se apresentar com toda a segurança e saúde.