O lançamento da 1ª Sala do Empreendedor Virtual do Maranhão pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, por meio da Sala do Empreendedor de Caxias, foi nesta terça-feira (30), por meio das redes sociais digitais YouTube e Instagram da Prefeitura Municipal de Caxias (@prefeituradecaxias) e Sebrae Maranhão (@sebraemaranhao) e pela página do Facebook do Sebrae Maranhão (f.sebrama). Representantes do Sebrae Maranhão e da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e da Sala do Empreendedor estiveram presentes na live que lançou a Sala do Empreendedor Virtual.

A Sala do Empreendedor Virtual é resultado de um conjunto de ações que já vinham sendo desenvolvidas ao longo do ano e que se intensificaram com a chegada da pandemia, pois as agentes de desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Caxias continuaram realizando os atendimentos das demandas dos empreendedores por meio de mediação tecnológica em casa, oferecendo uma cartilha de informações preparada e compartilhada com microempreendedores individuais que fazem parte de um grupo de WhatsApp e outras informações disponibilizadas pelo Instagram.

“Em três anos de funcionamento e parceria com o Sebrae, foram ações que levaram e deram mais conhecimento e deram aos empreendedores novas formas de fazer, novos modelos de negócio, na perspectiva de desenvolvimento dos negócios. Ainda mais nos tempos em que estamos vivendo, aí sim é que é importante este tipo de iniciativa. Pensar de uma forma diferente para alcançarmos mais empreendedores”, disse Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae Maranhão.

“A Sala do Empreendedor, que tem a função de desburocratizar todo esse processo mercantil, ajuda a formalizar empresas, uma requalificação do empreendedor, quer dizer, um relacionamento mais próximo do empreendedor. O que fizemos ao longo desses três meses de isolamento social nos dá a certeza de que podemos fazer um trabalho, fizemos quase 3 mil cursos à distância, o mundo realmente mudou, e Caxias dá um exemplo criando a Sala do Empreendedor Virtual”, afirma Albertino Leal, diretor superintendente do Sebrae Maranhão.

 

A SALA DO EMPREENDEDOR VIRTUAL

A Sala do Empreendedor Virtual é uma forma de simplificar o atendimento realizado pelos agentes empreendedores da Sala do Empreendedor de Caxias e um espaço de atendimento digital que otimiza o atendimento ao empreendedor. Com ela, diversos serviços, próprios da sala e de parceiros, são disponibilizados para acesso, como, por exemplo:

1.    Formalização;

2.    Emissão de boletos DAS SIMEI;

3.    Alterações de dados do MEI;

4.    Atendimento remoto (através do Fale Conosco);

5.    Acesso ao grupo de informações do WhatsApp;

6.    Solicitação do Alvará;

7.    Linhas de crédito (instituições parceiras);

8.    Capacitações – cursos e oficinas Sebrae;

9.    Site do Compre do Pequeno Sebrae;

10.    Consultoria on-line

11.    Imposto de Renda do MEI;

12.    Parcelamento;

13.    Cartão do CNPJ;

14.    Certificado de MEI;

“Em um só lugar o empreendedor encontra as ferramentas para vencer a crise. Pois sabemos que o novo normal fará parte das nossas vidas. Subsidiarmos a 1ª Sala do Empreendedor Virtual do Maranhão, onde acreditamos que representa um marco na história do Sebrae Maranhão na cidade de Caxias e Secretaria de Indústria e Comércio, nos faz orgulhosos e gratos, por mais uma vez o Sebrae acredita na força do nosso município. A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, sempre esteve lado a lado com o Sebrae. Quero fortalecer a ideia de que estamos no caminho certo e mostrando ao empreendedor que o novo normal não é tão assustador”, afirma Del Sarquis, secretária municipal de Indústria e Comércio.

O endereço para acesso da Sala do Empreendedor Virtual é https://www.saladoempreendedorcaxias.com/servicos. Em linhas gerais, a Sala do Empreendedor vai oferecer todos os serviços que antes eram feitos presencialmente agora também virtualmente, visando melhorar e facilitar o atendimento aos empreendedores, otimizando o atendimento

Durante o lançamento da Sala do Empreendedor foi apresentado o case de sucesso de Maria Daiane.

“Durante esse período de pandemia, eu tive que me reinventar, e eu tive sempre o suporte da Sala do Empreendedor, onde eu consigo tirar todas as dúvidas, todos os meus medos. Eles estão sempre presentes, seja pelo WhatsApp ou pelas lives, estou sempre tentando acompanhá-los e estou me sobressaindo. É claro que é um período muito difícil pra todos, principalmente para os comerciantes. Eu só tenho a agradecer à Sala do Empreendedor, porque lá eu estou tendo muito suporte, muita ajuda. Minhas vendas até aumentaram neste período, estou trabalhando com delivery”, afirma a empreendedora.

O lançamento da Sala do Empreendedor Digital completa, no próximo dia 18 de julho, 3 anos de criação. Com mais esta possibilidade aberta aos microempreendedores individuais, os trabalhos tendem a ser dinamizados cada vez mais.

“É um prazer estar presente neste momento louvável que é o lançamento da Sala do Empreendedor Virtual de Caxias. Caxias é uma cidade importante e tem uma importância regional muito grande. A pandemia nos impõe grandes desafios e soluções muito interessantes estão surgindo. Parabéns à Prefeitura de Caxias, que é um parceiro muito importante”, destaca José Noleto Oliveira, analista da unidade de Políticas Públicas do Sebrae Maranhão.

“Em nosso território são 15 municípios, temos 9 Salas do Empreendedor, e sabemos que todos querem levar esta novidade aos seus municípios. Em 1 mês de atuação, já foram 200 atendimentos. Todos os dias nós recebemos diversas demandas no qual a Sala do Empreendedor faz o filtro e nos repassa para que a gente possa atender”, frisa César Guimarães, gerente da Regional do Sebrae/Caxias.

”Hoje um dos links mais acessados é o da formalização e também nos últimos dias é uma busca crescente da declaração do imposto de renda. Temos tido uma busca de pessoas querendo saber mais de outros serviços, como geração de boletos, consultoria, entre outras. Se o empreendedor está começando um empreendimento, ele vai precisar de uma consultoria, de um apoio. Então o Sebrae disponibilizou links de consultoria. A gente sabe que situação vai se normalizar. Nós temos buscado atender e tirar as dúvidas e melhoramento contínuo. Tudo que a gente tem pensado são estratégias de melhorar o que a gente já realiza”, lembra Lília Karine, agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor.