A cidade de Caxias está de parabéns pela passagem dos seus 184 anos de emancipação política celebrados hoje (5). O ato representa a elevação à categoria de cidade, que aconteceu em 5 de julho de 1836, por meio da Lei Provincial nº 24, assinada pelo presidente da Província, Antônio Pedro da Costa Ferreira, pois, até então, existia a Vila de Caxias.

A “Princesa do Sertão”, como passou a ser carinhosamente conhecida, quando do período em que foi elevada à categoria de cidade, representava um grande centro de poder, sendo, depois de São Luís, capital do estado, já naquele momento, a primeira cidade mais importante do Maranhão.

Hoje, Caxias é o quinto município mais populoso do Maranhão, com uma população de, aproximadamente, 164.880 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019. A área do município é de 5.150,667 quilômetros quadrados, o que a torna a terceira maior cidade do estado. É cortada pelo Rio Itapecuru e seus afluentes.

É um dos maiores centros educacionais do estado, graças a seu grande desempenho  político e cultural do Maranhão. Caxias tem uma arquitetura herdada do século XIX e início do século XX no estilo português.

Do ponto de vista econômico, o município concentra arranjos produtivos focados nos setores de produtos e serviços, agropecuária, além de setores produtivos, onde se destacam o segmento  de produção alimentícia, de bebidas e de cosméticos.

A cidade dispõe de cinco instituições de ensino superior privadas e duas públicas, que ofertam ao alunado local e da região diversos cursos.

Nós, caxienses, não devemos deixar de viver, civicamente, em nossas casas, a data alusiva à emancipação política da Princesa do Sertão Maranhense, neste momento no qual o mundo passa por uma pandemia sanitária. Pois, aqui, em Caxias, o governo municipal tem enviado esforços com ações públicas de combate e enfrentamento, diuturnamente, para nos proteger a todas e a todos nós, caxienses! Portanto, neste domingo, viva a cidade de Caxias, a Princesa do Sertão Maranhense, pelos seus 184 anos de emancipação política!

Por Wybson Carvalho, poeta e funcionário público municipal.