Foi lançada nesta terça-feira (7) pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Segurança, por meio da Guarda Municipal e grupamento GAF, a Operação Corta Fogo 2020. A abertura ocorreu no 5º Batalhão de Bombeiros Militar. Este ano a campanha será antecipada por conta da covid-19.

O objetivo da campanha é conscientizar a população para evitar queimadas, pois além de ser crime, ainda provoca sérios danos a pessoas que são vítimas da pandemia. Os trabalhos vão seguir a até final de novembro de 2020.

”Hoje estamos apresentando o nosso efetivo da Defesa Civil junto ao Batalhão dos Bombeiros, para que a gente comece o trabalho de prevenção e combate a incêndios da zona urbana para que a gente possa diminuir a emissão de fumaça e, por conseguinte, a diminuição dos problemas respiratórios”, explica Capitão Malheiros, coordenador da Defesa Civil de Caxias.

“Os bombeiros civis do grupamento GAF, com o apoio da Prefeitura de Caxias, Secretaria de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal, vamos estar realizando este trabalho de prevenção e combate a sinistro para que juntos possamos evitar fumaça, para que não prejudique as pessoas que estão com esse vírus”, frisa Messias Sousa, diretor do GAF.

Além das ações de conscientização, tem também o trabalho de notificações em casos de identificação de crimes ambientais e reincidência. O trabalho segue o Decreto Nº XX, de 29 de junho de 2020, que altera o Decreto nº 143, de 21 de abril de 2020, que declarou o estado de calamidade, para acrescentar as medidas preventivas contra as queimadas em razão da covid-19. As medidas estão em acordo com todos os decretos de âmbito federal e estadual no que diz respeito à prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus. Pelo Decreto XX, ficam estabelecidas as seguintes proibições e medidas:

1.    Fica proibido o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas em todo o município de Caxias, enquanto durar o período de calamidade;

2.    Mesmo nos casos em que o emprego do fogo em práticas agropastoris ou florestais seja legalmente autorizado, deve haver substituição por práticas sustentáveis, sempre que possível;

3.    Caberá à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, considerando parecer técnico do Corpo de Bombeiros Militar, expedir a autorização excepcional que prevê o emprego de fogo em práticas agropastoris ou florestais;

4.    Cabe à Secretaria Municipal de Segurança, em parceria com apoio operacional, em casos de intervenção de poder de polícia nos locais que forem verificadas ações de queima de vegetação e/ou lixo ocasionando a propagação de chamas e fumaça tóxica;

Os trabalhos já começaram. Uma equipe de trabalho vai ficar de plantão no 5º BBM para receber os chamados para que possam fazer as atuações de maneira ágil e eficiente, a fim de evitar danos maiores ao meio ambiente. As pessoas que infringirem as regras podem ser notificadas e ter que prestar esclarecimentos à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

“A Operação Corta Fogo vem ajudar na prevenção contra a covid-19. Hoje dependemos junto da população. Muitas pessoas não tomaram ciência, o problema existe, e se não tivermos o apoio da população, nada do que fizermos aqui vai ter valia”, destaca Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança.

“Vai funcionar uma força-tarefa com Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal, Secretaria  de Saúde, para fazer a prevenção das queimadas tanto na zona urbana, quanto na zona rural. Por determinação da Prefeitura de Caxias, e no sentido de preservar a saúde das pessoas, o objetivo é preservar vidas, nós pedimos que as pessoas evitem o fogo porque pode prejudicar a sua família e ou pode prejudicar a família do vizinho”, reforça Pedro Marinho, secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Palavras chaves: