O trabalho de fiscalização aos estabelecimentos comerciais que não são considerados serviços essenciais continua até o próximo dia 19 de julho, como prevê o Decreto Municipal nº 185, de 6 de julho de 2020. Os fiscais que compõem a força-tarefa integrada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Vigilância Sanitária, Polícia Militar, agentes de trânsito, Guarda Municipal e equipe da Tributação está realizando orientações e notificações de estabelecimentos que insistem em permanecer abertos, mesmo com as orientações para manter em funcionamento somente os serviços essenciais. Nessa quarta-feira (15) a fiscalização foi intensa e na manhã dessa quinta-feira (16) os trabalhos continuam como forma de trabalhar a conscientização de que a vida está em primeiro lugar.

As notificações já estão registrando reincidências de empresários, que estão sendo chamados para colaborarem com o esforço do município em manter a saúde da população. As vistorias aos estabelecimentos comerciais tiveram início no dia 9 de julho, buscando a sensibilização dos proprietários para manterem seus estabelecimentos que não prestam serviços essenciais fechados, como consta no Decreto nº 185, que estabelece o funcionamento apenas de serviços essenciais de 9 a 19 de julho. O objetivo da ação é reduzir a disseminação do vírus em Caxias.

Desta vez, os trabalhos de fiscalização serão realizados de maneira mais rígida, visando principalmente a preservação da vida dos caxienses, e conta com o apoio de vários órgãos, entidades e instituições que também atendem ao público em Caxias. Por meio da campanha #TodosContraoCoronavírus, envolvendo a prefeitura, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), igrejas e shopping center, também está havendo um trabalho de conscientização junto às instituições. A ideia é que todos se tornem corresponsáveis pela saúde um do outro evitando assim que a covid-19 seja disseminada em Caxias.

Palavras chaves: