SAÚDE – Campanha de vacinação contra influenza em Caxias ultrapassa meta preconizada pelo Ministério da Saúde
Os profissionais de saúde de Caxias tem um grande motivo para comemorar. Mesmo em meio às dificuldades impostas pela pandemia da covid-19, a 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza no município atingiu 94,07% da cobertura vacinal, disponibilizando mais de 41 mil doses. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde foi 90%.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verônica Aragão, celebrou a marca. “Esta campanha tem vários grupos prioritários. Foi um resultado muito bom, tendo em vista que a vacinação iniciou no dia 23 de março, que coincidiu com o início da pandemia do novo coronavírus. Foi preciso mudar as estratégias, a programação anteriormente feita, para evitar a aglomeração de pessoas. Isso nem sempre é fácil, principalmente no início da campanha. Agradecemos ao empenho de todos os profissionais de saúde”.
A campanha de vacinação foi dividida em etapas. A coordenadora explica como os trabalhos ocorreram em meio à pandemia, destacando que, embora os desafios tenham sido grandes, as equipes conseguiram seguir todos os protocolos para garantir a saúde da população.
“O Ministério da Saúde dividiu em etapas, as doses vieram fracionadas, o que gerou no início uma preocupação da população, mas isso foi contornado. Fizemos mutirões de vacinação de idosos e acamados, as equipes iam na casa das pessoas. Algumas unidades vacinaram em suas áreas externas, em local ventilado. Foram montadas equipes para vacinar trabalhadores em seus locais de trabalho, como professores e profissionais de segurança”, explica a coordenadora.
Coordenadora da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Camila Lopes afirma que alcançar esse percentual “é a prova do nosso comprometimento com a população caxiense. Tivemos diversos obstáculos e vencemos um a um. Agradeço aos agentes comunitários de saúde, às técnicas, às enfermeiras, às equipes em geral, tanto da zona urbana quanto da rural, e à população, que compreendeu a nossa estratégia”.