Nessa segunda-feira (20), o Projeto “Costurando pela Vida”, desenvolvido pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), completou três meses. Todas as pessoas que integram o projeto foram homenageadas e receberam um café da manhã como forma de agradecimento por servirem a uma ação que transforma a vida de diversas pessoas em Caxias.

“Hoje representa muito na cidade este projeto, porque a distribuição é contínua. Na zona rural são deixadas nas UBSs, são deixadas nas escolas, é um projeto muito importante. Hoje o projeto é uma realidade, então, a população só ganhou com tudo isso”, frisa Elisa Torres, secretária adjunta da Mulher.

“São mulheres guerreiras que estão ajudando a salvar vidas. É um projeto maravilhoso para Caxias. Nesses três meses as pessoas estão dando o seu melhor para que a gente possa proporcionar para a sociedade máscaras para aquelas pessoas que não têm condições de comprar”, frisa Mayara Silva, secretária adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Hoje é dia de festa e agradecimento. Foram três meses muito produtivos. Hoje nós estamos comemorando todas as vivências, foram desafios e momentos temerosos por conta da pandemia, mas hoje nós continuamos com foco, conquistando a nossa meta diária”, lembra Kiara Braga, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

O projeto já entregou mais de 200 mil máscaras, distribuídas em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou ainda distribuindo nas mãos de cada caxiense, seja no Centro da cidade, em bairros carentes ou na zona rural. O objetivo é único, vencer o novo coronavírus, e o uso de máscara é fundamental para garantir a prevenção dos caxienses. As máscaras são entregues gratuitamente a todas as pessoas pela prefeitura.

“Nós já distribuímos mais de 200 mil máscaras, que chegaram às pessoas que realmente precisam. Nós estamos de parabéns porque aqui temos uma equipe de guerreiros e guerreiras que trabalham dia a dia por cada um caxiense”, lembra Kiara Braga.

Integram o projeto, como pessoas que estão fabricando as máscaras, os funcionários do município que estão desempenhando as atividades diariamente dentro do Ginásio de Esportes Governador João Castelo, além de pessoas voluntárias que estão em casa e às quais a prefeitura leva o material para que também fabriquem as máscaras para serem disponibilizadas aos caxienses.

“Eu e minha mãe trabalhamos em casa. As pessoas do projeto vão deixar o material lá em casa no Cangalheiro. É muito gratificante contribuir com o projeto e é muito importante esta colaboração”, afirma Terezinha de Jesus, voluntária.

“A nossa meta diária é de 500 a 600. É importante, porque a gente se sente útil, para alcançar o máximo da população. A gente começou fazer o modelo bico de pato, hoje a gente está com este modelo quadrado, que se adapta a todos os tipos de rostos”, destaca Elis Marinho, integrante do projeto.

“Só em saber que estamos salvando muitas vidas é muito gratificante”, afirma Eliete dos Reis, integrante do projeto.

“Uma equipe só tem rendimento quando trabalha unida e junta. Eu estou desde o início do projeto. O projeto é de suma importância. A gente sabe que a maioria da população não tem como comprar a máscara”, ressalta a integrante Juliana Cristina.

Durante a lembrança dos três meses do projeto, o fotógrafo David Sousa agraciou com um projeto de sua autoria, o “Troféu Girassol”, que reconhece ações de grande relevância na cidade.

“A ideia do Troféu Girassol surgiu da necessidade de reconhecer pessoas, empresas ou grupos. Foi uma votação totalmente pública. O projeto Costurando pela Vida disparou na votação e foi unânime na opinião pública. A escolha do nome Girassol é porque é uma planta que só olha para frente, para o sol, gosta da iluminação. Então, o projeto veio para reconhecer mesmo”, frisa o fotógrafo.