A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), realizou a manutenção de 12 respiradores para a rede municipal de saúde. Os equipamentos foram recebidos pela gestão municipal em São Luís.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto Martins de Sousa, a parceria com “a Fiema foi bastante importante para Caxias, inaugurou-se um novo momento no qual nós, com apoio da gestão municipal, conseguimos viabilizar o conserto definitivo dos nossos respiradores já existentes, no número de 12. Já recebemos de volta quatro deles”.

A Prefeitura de Caxias tem trabalhado para dotar todas as unidades hospitalares das condições necessárias para o enfrentamento ao novo coronavírus. O conserto dos respiradores, somados aos que foram adquiridos recentemente, tem dado aos caxienses a certeza de uma assistência com responsabilidade.

“Tivemos uma aquisição de 20 respiradores e mais o incremento dos respiradores que estavam parados e que agora farão parte do sistema. Houve também uma preocupação com o suporte ao funcionamento desses respiradores, tivemos que instalar em caráter emergencial um sistema de tanque de oxigênio no hospital de campanha, no Centro Médico. Não é uma operação simples, foi iniciada há 10 dias. Houve um infortúnio, mas nesta quinta-feira estamos recebendo o equipamento vindo de Belém para compor o sistema de respiração”, explica o secretário.

Ele comemora mais esse avanço no combate à pandemia em Caxias. “Hoje a gente já deve falar na ordem de 30 respiradores operando numa cidade de 170 mil habitantes. Essa é uma relação muito satisfatória para Caxias”, conclui.

Palavras chaves: