O Conselho Municipal de Saúde teve que se adaptar ao novo normal trazido pela pandemia do novo coronavírus. Desde o momento em que o Ministério da Saúde determinou o distanciamento social como um dos protocolos para o enfrentamento à covid-19, o órgão, composto por 36 membros, tem realizado suas reuniões de forma remota, através de webconferência.

O conselho é um órgão colegiado de caráter deliberativo e permanente, formado por prestadores de serviço, representantes do governo, profissionais da saúde e também usuários.

Seguindo o presidente do conselho, Luís César, as reuniões “acontecem ordinariamente sempre na segunda quarta-feira do mês e extraordinariamente quando há necessidade, conforme reza o nosso regimento”.

“Nós fomos pegos de surpresa por essa pandemia, o que nos levou a criar outras metodologias para tentar sanar a dificuldade das reuniões presenciais. Dentre as possibilidades sugeridas, a mais adequada foi a de reunião remota, que vem acontecendo para que o conselho não parasse nesse momento tão delicado, e sabendo de seu papel para contribuir no combate a esse vírus”, finaliza o presidente.