As ações exitosas da gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em prol da saúde materna e infantil em Caxias foram destaque no Debate Virtual do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizado por meio de live no YouTube. Com o tema “Os Desafios da Redução da Mortalidade Materna no Brasil”, o evento teve a participação da coordenadora da Política de Saúde da Mulher de Caxias, Amanda Costa, e da coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Centro Especializado em Assistência Materno Infantil (Ceami), Aliny Pedrosa, além de representantes do Conass, do Ministério da Saúde e de outros órgãos.

Para a coordenadora do Ceami, Kalyanne Paiva, a representação de Caxias no debate mostrou “mais uma vez para o Brasil que somos capazes de mudar a realidade dos nossos indicadores para melhor. Foram demonstradas as diretrizes de trabalho realizadas por toda a equipe do Ceami junto à nossa parceira, a Atenção Primária, e Caxias deu um show a nível nacional. Mesmo frente ao momento pandêmico que estamos passando, a nossa assistência às gestantes e crianças de alto risco continua firme, com resultados que são hoje referência nacional”.

A coordenadora Amanda Costa fala do orgulho de representar a saúde materna de Caxias. “Fomos convidados a relatar nossa experiência em um espaço virtual onde o Brasil inteiro tinha acesso. Estamos no caminho certo e ficamos honrados em poder contar para o Brasil inteiro a nossa experiência exitosa, de como estamos enfrentando a mortalidade materna, mostrando os nossos resultados”, afirma.

A coordenadora Aliny Pedrosa explica como o Ceami inovou a estratégia de atenção à saúde materna em Caxias, tornando-se exemplo para o país. “Hoje o Ceami, com a implantação do modelo de atenção às condições crônicas, é referência nacional por desenvolver algumas funções de apoio institucional à rede de atenção à saúde. Desenvolvemos quatro funções: assistencial, educacional, supervisional e de pesquisa. O Ceami se destaca por inovar com o matriciamento, por parte do Ceami, das equipes de Atenção Primária à saúde, e também funcionando como apoio institucional aos demais municípios da região”, explica.

Palavras chaves: