O Complexo Hospitalar Gentil Filho há um ano exatamente era entregue pela Prefeitura de Caxias reformado e ampliado aos caxienses, com uma grande quantidade de serviços implantados para servir tanto aos caxienses como aos milhares de maranhenses de mais de 50 municípios que diariamente servem-se da assistência em saúde prestada pela unidade de saúde, que é uma referência no estado do Maranhão.

Dentre os serviços ora disponibilizados encontram-se clínicas, terapia intensiva, cirurgia geral, ortopédica, dentre outras, como explica a diretora da unidade, Lívia Sena, que lembra deste marco onde a saúde de Caxias tem ganhos extraordinários.

“Há exatamente um ano a urgência do Complexo Hospitalar Gentil Filho abria as portas para a população de Caxias e cidades vizinhas. Nesse ano de serviços prestados muitas vidas foram salvas. Com atendimentos nas mais diversas especialidades: clínicas, terapia intensiva, cirurgia geral, ortopédica e vascular, além de vários exames como patologia clínica, raio X, ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma e atualmente com tomografia computadorizada, tudo para que nossa população tenha uma assistência de qualidade no momento de sofrimento e dor”, explica a diretora.

Há pouco mais de duas semanas, graças aos esforços da gestão municipal, também foi aberta mais uma UTI com 10 leitos exclusivos para o enfrentamento ao novo coronavírus, dando suporte à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e toda a rede de saúde.

“Nesse ano de desafios, em que se destacou a pandemia, a administração, vendo a necessidade da população, lutou e inaugurou a UTI Covid, que vem trabalhando com equipe qualificada no intuito de salvar vidas e dar suporte às famílias nesse momento tão difícil”, frisa Lívia Sena.

Atualmente, o Complexo Hospitalar conta com 552 profissionais e mais de 80 médicos, que fazem a saúde acontecer em 160 leitos, sendo 10 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral, mais 10 leitos na UTI exclusiva para o enfrentamento à covid-19.

“É importante agradecer a esta equipe de guerreiros: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, radiologia, laboratório, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogo, fonoaudióloga, nutricionistas, maqueiros, porteiros, recepcionistas, equipe da higienização, nutrição, lavanderia e administrativos, que não medem esforços, empenho e dedicação 24 horas por dia para fazer a nossa saúde cada dia melhor, e também à nossa gestão, que incansavelmente tem investido na saúde da nossa população. Que nosso Deus continue nos abençoando com sabedoria, saúde e cultivando nos nossos corações a semente do amor, respeito, compromisso e humanização”, agradece a diretora.