SAÚDE – Complexo Hospitalar Gentil Filho realizou mais de 70 mil atendimentos em 1 ano da reforma e ampliação
O Complexo Hospitalar Gentil Filho completou um ano de funcionamento com sua nova estrutura reformada e ampliada. A unidade atende tanto os caxienses quanto pessoas da região de mais de 50 municípios. Nesta segunda-feira (3), a direção da unidade preparou um bolo, reuniu os colaboradores e cantou os parabéns pelo trabalho desenvolvido, que já salvou milhares de vidas. Foram mais de 70 mil atendimentos em um ano de atividades.
“Graças a Deus temos resultados positivos, apesar das dificuldades no país, a gente está conseguindo atender a população. Caxias só ganhou com a abertura da urgência e emergência aqui no Complexo Hospitalar Gentil Filho, porque a UPA não suportava a quantidade de atendimentos antes. Nós já tínhamos o Centro Cirúrgico e quando a urgência veio para cá tudo ficou mais tranquilo e estamos conseguindo atender todas as pessoas”, explica Lívia Sena, diretora do Complexo Hospitalar Gentil Filho.
“O Complexo Hospitalar Gentil Filho tem uma importância não apenas para Caxias, mas para os municípios vizinhos. Aqui no hospital os pacientes são beneficiados com atendimentos de urgência, atendimentos de alta complexidade e UTIs. A administração conseguiu inaugurar o serviço de tomografia computadorizada, temos UTI geral e UTI covid-19. Temos ainda cirurgias de urgência, vasculares, serviços de ultrassom. Então, o complexo é estratégico para a nossa região”, frisa Pierre Costa, diretor técnico da unidade.
Atualmente o hospital oferta uma série de especialidades: clínicas, terapia intensiva, cirurgia geral, ortopédica e vascular, além de vários exames como patologia clínica, raio X, ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma e, atualmente, tomografia computadorizada.
“A tomografia computadorizada foi um ganho, porque antes a gente precisava deslocar o paciente para outra unidade de saúde, e agora a gente atende aqui mesmo. Nós atendemos uma média de 30, 40 exames por dia”, destaca Lívia Sena.
“A reabertura do hospital realizada há um ano representou um grande ganho. O complexo está sendo reconhecido com raio X digital, ultrassonografia, além de 2 UTIs e a tomografia computadorizada. Então, Caxias está de parabéns”, disse Drº Abreu, médico do Complexo Hospitalar.
Há pouco mais de duas semanas foi aberta mais uma UTI com 10 leitos exclusivos para o enfrentamento ao novo coronavírus, dando suporte à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a toda a rede de saúde. O Complexo Hospitalar conta com 552 profissionais e mais de 80 médicos, que fazem a saúde acontecer em 160 leitos, sendo 10 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral, mais 10 leitos na UTI exclusiva para o enfrentamento à covid-19.
Quem já precisou dos serviços da unidade de saúde, como é o caso de Jeane Lima, do povoado Brejinho, no 1º Distrito, sempre foi bem atendida.
“Eu já precisei e toda vez fui bem assistida. Eu não só precisei, mas eu já trouxe pessoas e todas as vezes fui bem assistida. A região ganhou com esta ampliação, e a estrutura sempre atendeu a zona rural, porque nós precisava de um lugar que atendesse tanto a zona urbana e zona rural”, disse Jeane.