A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação da Atenção Primária, distribuiu para as equipes da Estratégia Saúde da Família 82 oxímetros, aparelhos que medem a saturação do oxigênio no sangue, também usados em acompanhamentos de casos de covid-19.

“Os oxímetros são aparelhos importantes, pois medem o nível de oxigênio no sangue do paciente com covid-19, nas mãos das equipes de saúde vai fazer muita diferença na melhoria do atendimento”, destaca João Paulo Moraes, enfermeiro da UBS do Pirajá.

Também foram distribuídos smartphones para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que serão usados dentro do programa Telemedicina para atenderem os moradores das áreas das unidades. Entre os serviços por teleatendimento estão o agendamento de consultas e o acompanhamento de resultados de exame. A consulta agendada poderá ser realizada presencialmente ou por chamada de vídeo.

“A UBS Trezidela tem um público muito grande, e às vezes muitos atendimentos são simples, e que agora poderão ser feitos no teleatendimento”, frisa Graciara Letícia Bezerra, enfermeira da UBS.

“Uma importante iniciativa da gestão municipal com mais essa opção de atendimento para os caxienses não precisarem sair de casa. Além disso, mais uma alternativa de conexão com a UBS. Com a retomada das atividades normais das UBSs, o paciente vai poder entrar em contato com sua unidade, em horário comercial, pra solicitar o atendimento de saúde”, reforça Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.

Palavras chaves: