SAÚDE – Comunidade do bairro Castelo Branco ganha 9ª UBS com atendimento em horário estendido
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Castelo Branco agora é a nona UBS funcionando em horário estendido em Caxias. Os trabalhos iniciaram nessa quinta-feira (13). A ação faz parte do Programa Saúde na Hora.
“Com a implantação da UBS noturna, a população vai ter o acesso facilitado, principalmente as pessoas que trabalham durante o dia. Acreditamos que vai diminuir os atendimentos durante o dia e vai permitir uma flexibilidade de horários. A Atenção Primária é o começo do atendimento, onde o paciente tem uma assistência adequada”, frisa Jéferson Aurélio, enfermeiro.
Consultas, exames, prevenção contra a covid-19, atendimento a gestantes, diabéticos, dentre outras situações, vão estar abertas das 8h às 22h.
“A abertura da UBS noturna é para priorizar quem trabalha durante o dia. Nós vamos oferecer todos os serviços ofertados durante o dia, só que priorizando as urgências. Vamos ter consultas médicas em geral, aferição de pressão, enfermagem, curativos, atendimento à gestante. As síndromes gripais também são o nosso foco, contudo a gente vai tomar todas as medidas de segurança e seguir os protocolos”, destaca Karine Macêdo, médica.
A gestão municipal destaca que o serviço quer assistir um público antes pouco alcançado pela UBS, que são as de pessoas que trabalham durante o dia. O objetivo é desafogar o serviço na rede hospitalar do município e ampliar uma gama de serviços à população mais carente.
“Este é um serviço que vem atender toda a demanda da zona urbana de Caxias, onde nós estaremos operando com nove unidades, mas estaremos finalizando com 13, das 26 unidades básicas de saúde da zona metropolitana de Caxias. A Atenção Básica é o carro chefe da atenção de saúde ao cidadão, então se nós tivermos uma assistência forte, nós teremos uma demanda reduzida na atenção especializada. A UBS com horário estendido vai proporcionar mais qualidade de vida para os cidadãos caxienses”, afirma Carlos Alberto Martins de Sousa, secretário municipal de Saúde.