Foi um longo dia de trabalho nessa terça-feira (24). No início da manhã, a equipe conheceu a estrutura do Centro Especializado em Assistência Materno Infantil (Ceami). Na unidade, os profissionais conheceram um circuito de atendimento e cuidado com as gestantes e também souberam um pouco de como se dá a relação entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com o Ceami, uma vez que a unidade realiza o acompanhamento de mães que também são de alto risco para que elas tenham um parto tranquilo com toda assistência.

“Hoje em Caxias nós temos todas as UBSs em processo de Planificação, todas as equipes trabalham alinhadas e temos colhido bons resultados. A linha de cuidados foi estabelecida com a rede materno infantil, e agora estamos também alçando voos para planificar também a linha de crônicos”, disse Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.

“É um momento muito especial porque eles estão conhecendo o nosso processo, o antes e o depois, com a implantação da Planificação na região de Caxias, que trouxe excelentes resultados. A gestante passa por enfermeira, obstetra, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudióloga e nutricionista no mesmo momento da assistência, tudo com hora marcada, com dia e horário da consulta. E já sai sabendo o dia do atendimento subsequente”, explica Kallyanne Paiva, coordenadora do Ceami.

“O Ministério da Saúde está muito interessado em qualificar a Atenção Primária e reduzir os encaminhamentos da Atenção Primária para a Secundária. Ou seja, estamos preocupados em fazer com que o paciente consiga resolver seus problemas perto de casa, na UBS. Estamos aqui para estudar a maneira como está sendo empregada a Planificação, colher as melhores impressões, levar de volta para contextualizar nas outras realidades que existem no Brasil”, frisa Alexandre Fortes, coordenador da Coordenadoria de Atributos da Atenção Primária do Ministério da Saúde.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, acompanhou a visita ao Ceami, assistiu uma reunião parte presencial e parte virtual com tutores da Planificação e destacou que o município está investindo para melhorar ainda mais a saúde da cidade.

“Caxias é um espelho. Em 2018, Caxias já trouxe para cá mais de 15 estados, que vieram conhecer a Planificação e o entendimento de como funcionaria para que pudessem levar essa experiência nova à saúde. E agora recebemos o Mistério da Saúde que veio a Caxias levar todo o aprendizado e conhecimento para que o Brasil possa implantar. Investir na Atenção Primária é reduzir custos na média e alta complexidade. Nós precisamos atender o paciente bem”, disse o prefeito.

Logo depois, próximo do meio-dia, os profissionais do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) fizeram uma visita à UBS do bairro Baixinha, a unidade piloto da Planificação em Caxias, que acabou com as filas e organizou o serviço de saúde. Todas as soluções encontradas foram fruto de um trabalho em equipe.

“Nós estamos acompanhando a equipe do Ministério e iniciamos pela unidade da Baixinha, que primeiro iniciou os processos de Planificação implantados no município, sendo a unidade laboratório e onde a Planificação tem os maiores êxitos”, frisa Camila Lopes.

“Como a Atenção Primária é a base, é o alicerce, nós fomos treinados, capacitados e hoje nós temos um trabalho organizado. Nós fizemos a divisão do território, contagem de todas as famílias do território. Todas as famílias foram cadastradas e estratificadas e sabemos quais as famílias que mais precisam de cuidado. São feitos os planos de cuidado naquelas famílias de alto risco. A gente está estratificando todas as demandas: primeiro foram as crianças de 0 a 2 anos, em seguida gestantes e em terceiro os hipertensos com doenças crônicas. E, com isso, houve uma redução de mortes em quase 100% na Maternidade Carmosina Coutinho”, reforça Francinete Goes, agente comunitária de saúde.

Atualmente, Caxias é referência em saúde para o Maranhão e grande parte do Brasil. A representante da Saúde no estado reconhece os avanços na redução da mortalidade tanto materna quanto infantil em Caxias. Há mais de dois anos não há morte materna de caxienses na Maternidade Carmosina Coutinho, o que é uma conquista do trabalho organizado.

“A Região de Saúde de Caxias foi o primeiro projeto de Planificação da saúde que tem parceria com o Conass. Foi a primeira região laboratório. Hoje o estado conta também com Timon, que está em processo de Planificação, São João dos Patos e Balsas. E, para o próximo ano, estamos na região de Barra do Corda. O município de Caxias teve uma organização muito efetiva da Atenção Primária e Especializada, o que repercutiu diretamente na diminuição da mortalidade materna e infantil”, lembra Ana Carolina, representante da Secretaria Municipal de Saúde.

No final do dia, já no Ceami, o represente do Ministério da Saúde lembrou que Caxias conseguiu encontrar um ponto de equilíbrio entre a política e as necessidades da saúde, que são atendidas na medida da necessidade, e tem conseguido dar grandes passos. As experiências de Caxias na Planificação têm tudo para serem replicadas no Brasil.

“Eu posso dizer que saio daqui com minha fé renovada, com minha fé no SUS cada vez maior, mais fortalecida, de ver que aquilo que está na teoria foi colocado em prática, coisa que em toda a minha carreira médica não havia visto na prática. Então, saio daqui muito otimista, muito feliz, com o objetivo de levar de volta para Brasília e implantar pelo restante do Brasil as melhores iniciativas que descobrimos aqui. Essa Planificação tem várias iniciativas que podem ser aproveitadas em várias realidades diferentes do Brasil. E esse é o objetivo do Ministério, encontrar as melhores iniciativas para encontrar as melhores soluções para aqueles municípios que ainda não têm o que Caxias tem. Aqui eles tiveram um prefeito que acreditou na causa, que investiu e soube escutar o que a Atenção Primária precisava e pediu”, afirmou Alexandre Fortes.

“Essa referência que Caxias está demonstrando na Atenção Básica e Especializada nos deixa muito orgulhos e nos deixa com uma responsabilidade dobrada para que nós possamos continuar melhorando esses indicadores. E para nós é muito importante a visita do Ministério da Saúde. O Conass está conosco, a Secretaria Estadual de Saúde está acompanhando também. E nós estamos à disposição para contribuir com outros municípios Brasil a fora que precisem da nossa experiência”, frisa Carlos Alberto de Sousa, secretário municipal de Saúde.

“Caxias dá um exemplo e agradece ao Ministério da Saúde por vir buscar os conhecimentos da Planificação, onde Caxias foi uma das primeiras cidades a fazer a Planificação no Brasil. Caxias funciona como espelho, porque coloca a nossa cidade no patamar que ela merece”, destacou Fábio Gentil.