O Tiro de Guerra – TG 08-006 realizou a formatura de encerramento do ano de instrução 2020. Ao todo, receberam certificados os 97 atiradores que chegaram ao final das atividades. Foi um ano de ensinamentos, no qual os atiradores tiveram contato com princípios importantes que vão balizar as vidas de todos eles, dentre eles o respeito à hierarquia, o patriotismo, a disciplina, dentre outros.

Autoridades municipais, representantes de corporações coirmãs, a exemplo da Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Segurança, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e representantes de outras secretarias municipais, a exemplo das secretarias de Infraestrutura/Urbanismo, de Agricultura e Pesca, de Indústria e Comércio, de Finanças, Planejamento e Administração, dentre outras. Sargento Mesquita, secretário de Segurança de Caxias, representou o prefeito Fábio Gentil.

“A gente vê no semblante que eles saem diferentes. No início a gente observa um determinado cidadão e ao término a gente nota o quanto eles mudaram, o quanto eles tiveram êxito. A Prefeitura de Caxias é uma parceira, fez reforma e oferece toda a logística e até mesmo o café da manhã a Prefeitura oferece aos atiradores”, explica Sargento Mesquita.

A presença dos familiares dos atiradores foi também notada, onde eles agradeceram ao Tiro de Guerra pelas contribuições que vão contribuir com a construção da cidadania em cada jovem.

“No decorrer do ano recebemos várias provações, mas saímos uma pessoa melhor”, disse Antônio Filho, atirador.

“É muito gratificante porque aqui ele aprendeu novos modos de viver e sobreviver. É mais cidadania”, frisa Edivânia, mãe de Antônio Filho.

O Tiro de Guerra entregou ao final da solenidade o Certificado de Reservista a todos os integrantes da turma. Além disso, foi feita a promoção de graduados, foram entregues 29 diplomas de honra ao mérito, entrega de diploma aos melhores atiradores e a promoção do subtenente Freire ao oficialato.

“A carreira do praça chega a subtenente, eu consegui o oficialato. Isso é uma gratidão que eu tenho a Deus em conseguir atingir esse êxito. Hoje estamos devolvendo à sociedade 97 atiradores. Civismo, patriotismo, cultura aos símbolos nacionais, serão cidadãos do bem”, disse oficial Freire, chefe de instrução do Tiro de Guerra.