A reunião entre a nova coordenação e os membros tutores da Universidade Aberta do Brasil (UAB) polo Caxias ocorreu na noite dessa terça-feira (1°) e teve por objetivo entender o funcionamento gerencial e as possibilidades de melhorias e modernização do polo na cidade de Caxias, que tem uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Em uma roda de conversa, cada tutor ou funcionário pôde falar e sugerir adequações visando a melhoria na qualidade do ensino oferecido pelo polo. O centro de formação da UAB, além dos tutores, conta com técnicos e funcionários que realizam seus trabalhos constantemente, buscando ofertar um trabalho de qualidade ao público.

“Aqui eu presto serviço no laboratório de informática e também faço assistência técnica nas máquinas, dou suporte aos alunos nas suas necessidades, e vejo esse momento como importante, pois dessa forma conseguimos expor as nossas necessidades para garantirmos um melhor trabalho, proporcionando assim melhorias no ensino de forma geral e suprindo qualquer dúvida caso venha surgir”, disse Francisco Glauber, técnico em informática da UAB.

“O nosso curso hoje tem bastante aceitação e temos cerca de 25 alunos ativos, todos já vem de outras formações, principalmente do curso de direito. Ressalto, ainda, que os encontros feitos antes da pandemia ocorriam de forma presencial, nas terças, quintas-feiras e sábados. Hoje está acontecendo de forma virtual e está sendo muito positivo para os alunos que demonstram bastante interesse e participação”, frisa Valter Nascimento, tutor do curso de filosofia.

“Esse momento é muito importante, haja vista que a pretensão é a melhor possível, e essa parceria entre o município, através da Secretaria Municipal de Educação, conseguimos transformar para melhor os cursos oferecidos, e esses novos desafios nos fazem repensar, organizar e melhorar a nova coordenação e os novos direcionamentos,” destacou Joselma Lopes, assistente à docência do polo UAB.

Para o novo coordenador do Polo UAB Caxias, Expedito Júnior, o momento representa mais um desafio em sua carreira profissional ao prestar mais uma contribuição ao município.

“É realmente um desafio assumir o Polo UAB Caixas, e tem como objetivo criar um polo, dentro dos municípios, para que essas universidades ofertem cursos na modalidade EAD superior, graduação e pós através desse polo, que unifica as ofertas de cursos EAD, e através dessa criação de oferta, professores que pretendem fazer um curso superior, estamos ofertando essa possibilidade. Para se inscrever é necessário ter feito o ensino médio e assim o interessado pode fazer o curso de graduação, e se já for professor pode fazer uma pós-graduação em parceria com IFMA, UEMA e UFMA. Estamos disponibilizando essa oportunidade a todos que desejam uma qualificação melhor”, disse o coordenador.