A Prefeitura de Caxias informa à população que, devido a um desabastecimento nacional, o medicamento PQT MB Adulto, para tratamento da hanseníase, está em falta no município. Este medicamento só pode ser adquirido através do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde.

Segundo explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verônica Aragão, este problema só pode ser resolvido “a nível de Ministério da Saúde porque é uma medicação que não se encontra para vender, a gente não encontra em farmácia e nem em distribuidora. É distribuída gratuitamente pelo Ministério da Saúde, que repassa para o estado. As regionais abastecem os municípios”.

O problema vem acontecendo desde o início de novembro, de acordo com a coordenadora. “Temos cerca de 60 pessoas que fazem uso dessa medicação, para a hanseníase nas formas mais avançadas. Queremos esclarecer que é um problema a nível de ministério, a nível de Brasil, e estamos aguardando que seja resolvido”, informa.