A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) segue com o trabalho de fabricação de máscaras faciais e já atingiu uma marca importante, mais de 1 milhão de unidades confeccionadas por meio do Projeto Costurando pela Vida. Os trabalhos estão sendo realizados no Ginásio de Esportes Governador João Castelo por uma equipe de profissionais que trabalham todos os dias fabricando máscaras que chegam em diversos pontos.

“A nossa equipe continua trabalhando em favor de todos os caxienses. Os trabalhos começaram em março deste ano e tudo isso é para proteger a todos os caxienses. É muito importante que a população faça o uso da máscara”, lembra Alinne Rainara, integrante do Projeto Costurando Pela Vida.

“As pessoas têm que se conscientizar que o vírus não acabou. Nós temos que nos proteger, porque quando a gente se protege, a gente protege os amigos”, frisa Pedro Oliveira, integrante do projeto.

“Nós temos que nos prevenir, continuar usando o álcool em gel e máscara. Essa segunda onda parece que veio mais forte, mas nós continuamos aqui costurando pela vida. E vocês aí, façam a parte de vocês”, lembra Ana Machado, integrante do projeto.

Graças ao trabalho de parceria com as secretarias municipais de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), tanto as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) quanto as unidades de ensino estão recebendo um quantitativo semanal de máscaras. Além disso, hospitais e postos de combustíveis também estão recebendo gratuitamente o equipamento de proteção individual.

Diariamente uma equipe de profissionais da própria SMADS faz o trabalho de distribuição de máscaras pelas ruas do Centro de Caxias.

“Nós já atingimos 1 milhão de máscaras e o nosso trabalho continua na confecção e também de entrega pelo Centro da cidade, nas escolas, nas UBSs, para facilitar o acesso da população. Nós aproveitamos para pedir que a população faça o uso da máscara para se prevenir. A gente trabalha com a prevenção e sensibilizando a população, conscientizando. A covid-19 não acabou ainda, e muitas pessoas parecem ter perdido o medo da doença, mas ele ainda está no meio de nós e temos que nos proteger”, destaca Kiara Braga, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.