Em entrevista ao Jornal do Meio Dia, da Rádio Educativa Guanaré FM, nesta terça-feira (15), o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos), falou aos caxienses. O gestor disse que nesse final de semana já estará em Caxias para seguir com o final do tratamento junto aos seus familiares. O prefeito passou dez dias em tratamento contra a covid-19 no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após recomendação médica. O gestor agradeceu aos caxienses pelas orações e pelo carinho de todos.

“Eu recebi alta ontem do Hospital Sírio-Libanês, mas a recuperação é lenta, até porque em mim ela veio de forma muito agressiva. Mas Deus tem um propósito na vida da gente e com certeza estou aqui de pé novamente, em recuperação, para já já retornar a Caxias para fazer o que mais gosto, que é cuidar da minha cidade, que é cuidar do meu povo. E, agora mais do que nunca, cuidar com mais amor e com muito respeito dessa população que tanto tem feito por mim. E que se estou de volta é graças a todos que intervieram a Deus por mim. Estou me recuperando”, afirma o prefeito.

SEGUIR OS PROTOCOLOS

O gestor reforçou a recomendação já repassada pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus de que é importante seguir todos os protocolos de saúde. “A gente precisa às vezes passar por provas. Isso foi algo que aconteceu na minha vida que a gente não deseja para ninguém, a forma como aconteceu. Mas eu sabia que eu estava propenso a isso, porque eu estou na rua todos os dias, defendendo o meu povo, a minha cidade, todos os dias, de todas as formas. Embora tentando me prevenir, mas, infelizmente, aconteceu. Eu saio muito mais fortalecido. Mas eu quero deixar um recado para a população. Não adianta que só eu queira, é necessário que a população queira, é necessário que a população entenda que é necessário evitar aglomerações”, lembrou Fábio Gentil.

SEGUNDA ONDA

O prefeito destacou também que é importante lembrar que um dos ítens mais importantes é o uso da máscara, porque a segunda onda é uma realidade e está acontecendo em todos os estados. “A segunda onda está clara em todo o país. A curva de mortos e a curva de infectados subiu no país como um todo. Esta segunda onda vem mais forte. Eu sou a prova disso. Eu quero conclamar a população para que a gente evite aglomerações, é importante que a gente siga todos os protocolos, é necessário que a gente use a máscara. Eu sei que a gente já cansou do vírus, mas o vírus não cansou da gente. O vírus está mais forte, contaminando muito mais”, disse Fábio Gentil.

EVITAR AGLOMERAÇÕES

Embora o país inteiro vivencie as festas de final de ano, o gestor também pede que as pessoas tenham muito cuidado. Evitar aglomerações é uma das formas de proteção contra o vírus. O prefeito Fábio Gentil lembra que já perdeu o pai e sabe de perto que é chorar as lágrimas de ter perdido alguém querido. Ele reforça o pedido aos caxienses para que, se puderem, evitem aglomerações.

“Eu não quero que nenhuma pessoa passe por isso. Eu sei que o momento é de festa, de Natal, mas que a gente entenda que é muito melhor que tenhamos muitos Natais para a frente, muitos Réveillons para frente, que tenhamos muito mais vida, para poder vivenciar tudo isso, do que a gente só chorar as lágrimas de termos perdido alguém. Essa contaminação não depende da Prefeitura, não depende do prefeito. O que depende de mim é cuidar das pessoas. Mas eu vi de perto pessoas morrendo, onde eu estava era pessoas morrendo todo dia e toda hora. Eu quero pedir a população caxiense! Me ajudem a impedir que os prejuízos sejam maiores. Me ajudem a evitar que a contaminação seja maior”, pede o gestor.

AUMENTO DE CASOS DE COVID-19 EM CAXIAS

Fábio Gentil também destacou o aumento no número de internações em Caxias e o aumento de pessoas testando positivo para covid-19 e voltou a reforçar o pedido para que as pessoas evitem festas e reunião de pessoas para que o sistema de saúde possa suportar a grande procura que tem tido nos últimos dias. “Os nossos leitos de enfermarias estão com a capacidade quase cheia. Os nossos leitos de UTI estão cheios. Então, a gente percebe que o vírus está mais forte e atuando muito mais. Quando a gente passa pelo que eu passei, a gente sente mais de perto essa dor. A gente sente mais de perto a necessidade de cuidar da população. E eu quero pedir a ajuda para que a gente evite aglomerações nessas festas de final de ano. Que a gente evite a contaminação para que não tenhamos mais prejuízos. Eu saio mais fortalecido, porque se eu estou nesse momento falando com vocês e com a população de Caxias é porque Deus permitiu, e Deus escuta seus filhos”, lembra.

A LUTA PELA VACINA

O prefeito disse ainda que está trabalhando para conseguir junto ao Butantã as vacinas para que os caxienses também possam contar com esta importante forma de prevenção contra a covid-19.

“Agora mesmo estamos em contato com o Butantan, que é o instituto que está fabricando as vacinas contra a covid-19, já entramos em contato e mostramos o desejo que Caxias tem na aquisição das vacinas. Estamos mantendo todo o protocolo. Não é fácil combater um inimigo que você não vê. Cabe a gente montar uma força-tarefa, mas essa força-tarefa não depende dos médicos, dos enfermeiros, do prefeito e da Prefeitura. E a população precisa fazer a sua parte”, reforça.

PREFEITURA NA LINHA DE FRENTE

O prefeito também reforçou que a Prefeitura de Caxias vai continuar fazendo a sua parte, tomando todas as medidas necessárias para que a população esteja protegida, sendo que o mais importante é salvar vidas. “As ações que a Prefeitura está fazendo e vai fazer é pensando no melhor para a população. Toda atitude, você alegra milhares, mas você deixa alguns chateados porque não comunga do mesmo pensamento. Mas o meu pensamento é salvar vidas. E eu vou trabalhar para salvar vidas. Eu quero que a população entenda e receba as ações da Prefeitura como um caminho para que a gente não torne o Sistema Único de Saúde superlotado”, reafirma.

A TRANSFERÊNCIA PARA SÃO PAULO

O prefeito também esclareceu o motivo da transferência para São Paulo. Além de uma recomendação médica, o gestor afirma que pensou nas pessoas que não têm condição de pagar por um tratamento, pessoas que contam apenas com o Sistema Único de Saúde para lhes socorrer.

“Eu comecei o tratamento em Caxias, estive em isolamento, tomando todas as medicações que tinham que ser tomadas, e eu comecei a sentir uma dificuldade respiratória. E em mim ela veio muito forte. Os nossos leitos estão lotados e eu não tinha o direito de tirar a oportunidade das pessoas que não têm condições de pagar por uma internação, de não poderem se internar porque eu estaria lá. Eu tenho plano de saúde, graças a Deus, e pelo plano de saúde foram me dadas as condições para fazer a minha transferência e não utilizar uma vaga que poderia estar salvando uma vida de uma pessoa mais simples. Eu tenho o direito de contribuir para que pessoas sejam salvas. Então, eu faço um apelo para todo mundo. Todos aqueles que tiverem condições, que tiverem estrutura financeira, que por ventura pegarem o vírus, que procurem uma instituição particular, para que deixem vagos os leitos de enfermarias do SUS para que possamos salvar vidas de pessoas que não têm condições”, disse Fábio Gentil.

O prefeito agradeceu aos caxienses que depositaram a confiança em sua capacidade de conduzir ao município e lembrou que, na primeira oportunidade que teve, pensou em Caxias e nos caxienses. Os médicos impediram que ele utilizasse o telefone por alguns dias, mas assim que teve acesso já acionou à Secretaria de Fazenda do município para saber se os funcionários do município já haviam sido pagos, pois este é um compromisso primordial com os caxienses, a manutenção dos salários em dia. Ele destacou que este final de semana já deve estar em Caxias.

“As pessoas me reelegeram para continuar cuidando do povo. Para continuar cuidando da cidade. A atitude que eu tomei foi para continuar inteiro, para continuar vivo, porque a minha situação estava se agravando muito, para poder voltar o mais rápido possível para continuar salvando vidas. Este final de semana já vou estar em Caxias para poder cuidar da minha cidade. Eu estava proibido, estava sem contato com ninguém, mas a partir do momento que tive contato com o celular, eu estava em uma UTI semi-intensiva, mas a minha primeira preocupação era com a cidade de Caxias. Eu peguei o celular, liguei para o secretário de Fazenda e perguntei ‘Já pagou os nossos funcionários, já pagamos o 13º?’ Vamos estar pagando a folha, que é hoje, isso já me deixou feliz, porque eu sei que a gente tem uma boa equipe, que deixou tudo alinhado, que manteve a cidade. Ninguém mexe no recurso, porque o recurso é do povo”, frisou Fábio Gentil.

CALOR HUMANO DOS CAXIENSES

O prefeito disse que espera estar de volta o quanto antes para continuar o trabalho. Lembrou que Caxias é a única cidade do Brasil a pagar os salários do mês de dezembro logo no início do mês.

“Nós somos a primeira cidade do Brasil a pagar o salário de dezembro, é Caxias, começamos a pagar hoje. Isso para mim é satisfatório demais, mas logo estarei de volta a Caxias, para poder voltar a sorrir, para poder ver o Natal Iluminado, para voltar a sentir o calor humano de Caxias e para que com os nossos atos, as nossas atitudes, agradecer a toda a população. Saio com um novo aprendizado, porque se eu fui eleito foi para cuidar da cidade. E eu vou cuidar”, reforça.

O gestor finalizou a entrevista dizendo está saindo mais forte para trabalhar tanto por Caxias, quanto pelo Maranhão. “Palavra nenhuma é capaz de delinear o sentimento de gratidão que eu tenho à população de Caxias, nenhuma palavra. Mas as minhas atitudes mostrarão o quanto eu sou grato a este povo que me teve com carinho e que hoje, através dessa demonstração pelas redes sociais, eles demonstram que não me veem apenas como prefeito, mas como uma pessoa do bem, que luta pela vida, que quer continuar vivendo, e o orgulho que eu dei pra esse povo, eu vou continuar dando em dobro. Eu volto muito mais forte para trabalhar, tanto pela cidade de Caxias, quanto pelo estado do Maranhão. Muito obrigado!”, disse Fábio Gentil.

Palavras chaves: