A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), por meio da Gestão Memória e Cultura, realizou entre os dias 9 e 11 de dezembro a 3ª edição da Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (Flict), que teve que ser realizada de forma virtual por causa da pandemia.

A pandemia mudou a dinâmica de realização da Flict e a Semect fez mudanças na maneira de apresentação de trabalhos pelos alunos, assim como as mesas de debates, que foram diferenciadas.

O evento também agregou a XVIII Feira Municipal de Literatura e a 3ª edição do Seminário Saberes dos Cocais, com debates instigantes. A Flict também realizou homenagens a 11 personalidades ligadas à educação, cultura popular, música, saúde, dentre outros, além de uma homenagem post mortem a Zé Gentil.

Além dos debates e comunicações orais, a Flict deste ano oportunizou às escolas a disponibilização de trabalhos em vídeos, ilustrações e fotos, o que gerou milhares de visualizações.

Os acessos da página da Flict foram algo que chamou a atenção da organização. Ao todo, durante o evento se chegou a mais de 36 mil acessos em 49 cidades distintas do Brasil e do exterior, a exemplo dos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Itália, dentre outros.

Durante os dias do evento, a Semect mostrou a importância de investir no setor cultural e literário, homenageando escritores e autores da cidade, da região e do estado. A aceitação e a participação de um número tão expressivo de internautas demonstram a importância dos grandes eventos realizados durante esses quatro anos de atuação, comprovando em dados numéricos que a Semect conseguiu chegar a um público ainda mais amplo graças à atuação no ambiente virtual.