A UIM José Belmiro de Paiva foi a primeira unidade de ensino beneficiada com o Projeto Girassol no dia 22 de dezembro. Idealizado pela secretária municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, a ideia é beneficiar dez escolas da rede municipal e que, gradualmente, o projeto possa se expandir para as demais unidades.

O projeto tem como objetivo o incentivo à leitura e desenvolvimento intelectual, além de ser um projeto inclusivo, considerando que os livros podem ser acessados pelos alunos por meio de outras plataformas, a exemplo dos audiolivros. A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (Semect) tem beneficiado as escolas com cerca de 2 mil exemplares e 3 mil fantoches para que as crianças possam ler e interagir culturalmente e de forma lúdica, agregando ainda mais informações ao aprendizado.

Durante a entrega da sala de leitura, além da gestão da Semect, estiveram presentes professores, representantes da Gestão Memória e Cultura e lideranças comunitárias e  religiosas, que falaram da grandiosidade do projeto. A sala do Projeto Girassol teve a secretária Ana Célia Damasceno como patronesse.

“Esse momento é muito importante para a escola. Nesse momento, estamos de fato promovendo a inauguração da sala de leitura do Projeto Girassol, com o comparecimento de muitas pessoas e educadores, estamos aqui para homenagear nossa patronesse Ana Célia Damasceno, que foi a pessoa mais votada dentre todos os nomes apresentados, e a escolha foi acertada, porque o nome foi o mais propício e representativo de todos os apresentados”, destacou a gestora da unidade, Maria de Jesus Paiva.

A aluna Maria Cecília, do 4º ano, falou aos presentes sobre a alegria de ter uma biblioteca na sua escola. “Eu acho muito bom esse projeto, porque as crianças podem ter um local onde podemos estudar, ler, escrever e se sentir à vontade na sala, brincar com os fantoches, e tudo aqui é muito bonito. Eu amei demais essa sala de leitura”, disse.

A professora Estelita Maria Monteiro, responsável pela sala de leitura, falou sobre a importância de mais este espaço de aprendizado. “Essa sala é dirigida aos alunos da escola, mas se estende aos alunos que necessitem aprender. Estamos de portas abertas a todos da comunidade, porque a leitura só engrandece as pessoas, todos aqueles que gostam de ler mais vão crescer com os conhecimentos adquiridos”, lembrou a professora.

Para a secretária, foi emocionante ser escolhida para homenagear a sala. Além disso, lembrou o quanto é importante investir na leitura e escrita. “Hoje eu me sinto mais responsável ainda, pela escola Belmiro de Paiva, pelo bairro Tamarineiro, por essas pessoas que aqui estão e por todos que trabalham aqui. E, principalmente, pelas crianças do bairro. Pra mim, uma homenagem como essa, de patronesse da sala de leitura Professora Ana Célia Damasceno, é uma forma de reconhecimento, mas, principalmente, é uma forma de que Deus me colocou à prova para que possa dar um pouco mais de mim. E não poderia eu deixar de agradecer ao prefeito Fábio Gentil, porque o que nós estamos vendo aqui hoje é um investimento. Esse investimento vai promover a leitura e escrita para todos. Hoje eu só tenho a agradecer, muito obrigada”, agradeceu a secretária.