O programa Contra Ponto, da TV Guanaré, recebeu nesse sábado (26) o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Arnaldo Arruda. Durante aproximadamente 1 hora, o diretor da autarquia destacou os avanços alcançados com muito trabalho de 2017 até 2020. De acordo com o diretor, a Prefeitura de Caxias, por meio do Saae, implantou 29 Sistemas de Abastecimento de Água na zona rural e está com 13 novos sistemas em execução. Além disso, a autarquia também implantou mais de 70 quilômetro de rede de abastecimento.

“Com recursos próprios, a gente entregou 29 sistemas simplificados de abastecimento de água e a gente já está com 13 em andamento. Além da entrega do sistema, que é o poço com a rede de abastecimento, a gente fez muita extensão de rede. Foram mais 70 km, porque tem povoado que tinha 20 casas, e a gente prolongou para atender mais 50 a 60 famílias. E também isso se deu por conta de uma tecnologia que a gente implantou, que é um bombeamento direto na rede, funcionando com transmissor de pressão e um inversor de frequência que modula a rotação das bombas. Com isso, a gente consegue mandar água mais longe, a uma pressão suficiente”, explica Arnaldo Arruda.

O diretor destacou ainda que um dos compromissos da gestão foi o trabalho humanizado. O Saae tem hoje uma central de atendimento 115, além de um WhatsApp que atende a população com rapidez e eficiência.

“O 115 foi uma das melhorias da nossa gestão, assim que o prefeito Fábio Gentil assumiu. Foi intensificar o atendimento ao público, a prioridade de qualquer empresa. E o 115 não recebia ligação de celular e não funcionava em dias de sábado, domingo e feriado. Agora funciona. Nós fizemos um convênio com operadora de telecomunicações para que habilitasse isso”, reforça Arnaldo Arruda.

O diretor do Saae também destacou um grande projeto que já está com o projeto aprovado junto à Caixa Econômica Federal. A pretensão da gestão municipal, por meio do Saae, é construir uma estação de tratamento de esgoto. O local onde será construída a estação fica por trás do Mercado Central, no bairro Galeana, em uma área de pouco mais de 56 mil metros quadrados, que vai beneficiar milhares de caxienses dos bairros Centro, Castelo Branco, Seriema, dentre outros.

“A gente já tem isso mapeado e já foi aprovado pela Caixa Econômica Federal. Agora, para executarmos, estamos dependendo da liberação dos recursos federais. Já foi aprovado na Caixa Econômica, a qualidade técnica do projeto e no Ministério do Desenvolvimento Regional. O recurso sendo liberado, a obra vai para a fase de licitação, para depois ser executado”, lembra o diretor do Saae.

O diretor falou também sobre a reintegração de posse dada pela justiça para que algumas pessoas que estavam ocupando ilegalmente o terreno onde será construída a estação de tratamento de esgoto deixassem o local. O caso está sendo acompanhado pela justiça e pela polícia, para que milhares de caxienses não sejam prejudicados na melhoria da qualidade de vida e tenham acesso ao tratamento de esgoto, que vai repercutir em saúde preventiva.

“Desde o início nós tomamos as medidas legais. A gente foi lá dialogar com as pessoas. Eu expliquei que aquele terreno é de propriedade do Saae, que ali já tem projeto, mesmo assim as pessoas estavam sendo incentivadas a continuar lá. Nós estamos agora tentando construir o muro, mas estamos sofrendo ações de vandalismo. A gente começa a fazer o baldrame, e eles vão lá e derrubam. Estamos tendo que acionar a polícia. A gente esclarece que o que nós queremos são os riachos revitalizados. A única forma de despoluir os riachos é construindo estações de tratamento de esgoto. A gente esclarece que é um trabalho técnico e a gente quer ajudar a todos os pais de família a terem um futuro melhor”, afirma Arnaldo Arruda.