O governo federal prorrogou a Lei Aldir Blanc. Com isso, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, pode finalizar os editais que ainda estavam sendo executados, bem como os pagamentos podem ser concluídos.

“A prorrogação nos deu mais tranquilidade para que todos recebam os seus benefícios, aqueles que foram contemplados nos editais. A prorrogação permite que todos os empenhos feitos sejam pagos no início de 2021 com tranquilidade”, afirma Leonardo Lima, secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

Caxias baixou três editais para contemplar o setor artístico com a Lei Aldir Blanc. No primeiro edital foram contemplados 56 espaços culturais, no segundo edital foram beneficiados 134 artistas individuais e no último edital, o das oficinas, 81 beneficiários foram alcançados. A ideia foi atingir o máximo de profissionais possíveis.

“Esse período permitiu que a gente pudesse acompanhar todos os editais. Todos os contemplados tinham que realizar apresentações e pudemos acompanhar. O município lançou três editais, sendo que  um já foi completamente pago. O de espaços culturais, que eram três parcelas, já vamos pagar a última parcela. Resta apenas o último edital, que é o edital de oficinas, que já foram todos empenhados e vamos efetuar este pagamento no início do ano”, explica Leonardo Lima.

Caxias foi contemplada pela Lei Aldir Blanc com R$ 1 milhão e conseguiu alcançar um total de 271 profissionais do meio artístico cultural.

“A Lei Aldir Blanc em Caxias conseguiu abarcar realmente todos os segmentos, chegando quase a 300 pessoas, e isso nos deixa muito felizes”, afirma o secretário.