Em sessão especial e restrita, onde os eleitos entraram com apenas um convidado por conta da covid-19, a fim de evitar aglomerações, na sede do legislativo caxiense, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos), e o vice-prefeito Paulo Marinho Júnior (PL) foram empossados para a gestão 2021-2024, para a qual foram reeleitos no último dia 15 de novembro de 2020 com expressiva aprovação popular de mais de 78%. Após fazerem o juramento público, ambos tiveram a oportunidade de falar aos caxienses na tribuna, onde reafirmaram o compromisso de trabalhar ainda mais pelo engrandecimento da “Princesa do Sertão”.

“O sentimento é de gratidão pelo que passou, mas de consciência dos desafios que temos pela frente. Somos sabedores da missão como servidor público municipal através desse mandato que o povo nos deu, de estar colocando tudo que a gente pode, toda a vontade, todo conhecimento, toda energia para trazer os benefícios e trabalhar pela nossa população. Nós vamos trabalhar por aqueles que mais precisam, aqueles que são invisíveis, que não tiveram oportunidades. Nós vamos trabalhar para que essas pessoas possam exercer a sua cidadania. É com esse sentimento e vontade de trabalhar que a gente começa esse segundo mandato”, destaca Paulo Marinho Júnior, vice-prefeito.

“O sentimento nesse primeiro momento é o dever cumprido, onde a população de todos os lugares do Brasil fazem uma avaliação e um julgamento daqueles que foram para a reeleição. E a população de Caxias fez este julgamento e nos tornou o prefeito mais bem avaliado da história do Maranhão. Embora com oito candidatos, nós conseguimos quase 80% da votação, uma votação jamais alcançada em toda a história de Caxias. E agora cabe a nós, juntamente com o povo de Caxias, continuar investindo na realização de sonhos. Então, nós iremos colocar em execução os projetos sociais que nós tivemos implantados em 2019-2020: Prouni Municipal, Minha Casa é 10, Bolsa Família Municipal, melhorar muito mais a Atenção Primária, construção de escolas, construção de quadras poliesportivas, calçamento e infraestrutura. Nós vamos continuar resgatando a autoestima do nosso povo. O que nós temos aqui é muito amor e respeito com a cidade e com a população. E é dessa forma que estamos pedindo a Deus que abençoe a cada caxiense”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

No último pleito eleitoral, o prefeito Fábio Gentil e o vice Paulo Marinho Júnior foram reconduzidos ao Palácio da Cidade, após vitória expressiva nas urnas com um percentual jamais alcançado na história de Caxias. Foram 62.075 mil votos, o que representa percentualmente 78,17%, o correspondente a 51.741 mil votos de diferença para o segundo colocado, Adelmo Soares (PCdoB), com 10.334 votos (13,01%). Os demais candidatos ficaram assim: Constantino Castro (PTB) com 3,49% e 2.773 votos; Júnior Martins (PSC SUB JUDICE) com 3,28% e 2.604 votos; Cesar Sabá (MDB) com 1,21% e 959 votos; Professor Arnaldo Rodrigues (PSOL) com 0,45% e 357 votos; AJ Alves (DC) com 0,24% e 192 votos; Luciano Aldrin (REDE SUB JUDICE) com 0,14% e 112 votos.

Na mesma sessão, os 19 vereadores foram empossados e os parlamentares elegeram Teódulo Aragão (PP) como o novo presidente da Câmara Municipal. Os parlamentares e a população fizeram votos de que todos possam contribuir com o crescimento de Caxias.

“Eu só tenho a agradecer, por tudo que a gente viveu nesse ano de pandemia, nesse ano de dificuldade, onde a gente perdeu entes queridos, perdeu familiares, mas mesmo assim, a gente foi saindo de perseguições, de tudo que veio contra, mas mesmo assim não desistimos. O sentimento é de dever cumprido, e a honra de fazer parte dessa casa e a honra de fazer parte desse momento tão esperado com a votação que a gente teve. E a gente correu atrás da renovação, não apenas por novos trabalhos, por novos compromissos, de fazer diferente”, destaca Teódulo Aragão, presidente da Câmara Municipal de Caxias.

“Eu estive como secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, eu sei das necessidades da nossa população. E hoje está aqui tomando posse um prefeito mais bem votado, é uma honra. Dizer que vamos estar aqui na Câmara como fiscal do povo, que foi para isso que a população nos elegeu. É uma data muito importante”, lembra Professor Chiquinho, vereador.

“Com certeza farei o melhor de mim, como assistente social e agora vereadora. Darei o melhor de mim para o povo caxiense. Não só para os eleitores que acreditaram em mim, mas para toda Caxias. O momento é lindo, e para mim é um desafio e vou honrar com cada voto”, frisa Cynthia Lucena, vereadora.

“É um prazer muito grande estar retornando a esta casa. Agradeço à minha família e a todos aqueles que acreditaram em nosso projeto”, lembra Darlan Almeida, vereador.

“A gente espera melhorar ainda mais. É o que a gente espera do prefeito e dos vereadores, que eles trabalhem, mostrem serviço”, frisa Hilda Finíssima, caxiense.

“Essa renovação que houve na Câmara Municipal, se espera um grande trabalho. Se espera desses novos vereadores um apoio ao prefeito que vem desenvolvendo o seu trabalho, e que venha a ajudar a população, que vem continuar a desenvolver a cidade. Que os vereadores ajudem as comunidades e a zona rural”, disse Camarão, caxiense.