A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (Semect), iniciou nas escolas da Rede Municipal de Educação as rematrículas de alunos, seguindo as normas legais e sanitárias. O objetivo é saber se o aluno dará prosseguimento nos estudos na escola em que estava matriculado ou em outra instituição.

As escolas deram início ao processo de rematrícula no último dia 4 e seguem até 31 de janeiro. Com isto, cada escola tem sua forma de agregar seu alunado, cada instituição municipal determina seus horários, seguindo ainda as determinações de prevenção da covid-19 e sugeridas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para que todos possam conter a propagação do vírus. Foi o que fez o CEI Izabel Dolores, que determinou atendimento nos horários matutino e vespertino, como explica a coordenadora Luana Dias.

“O processo está muito bem organizado pela Semect, mesmo com a grande procura e com uma demanda variada, estamos conseguindo cumprir o cronograma, atendendo toda a população do bairro Antenor Viana e adjacências. Após as rematrículas, daremos início às matrículas. Vale lembrar que estamos seguindo todos os protocolos de prevenção a covid-19”, frisa a coordenadora.

A gestora Marly Santos, da UIM Prof. Arlindo Fernandes de Oliveira, falou sobre a rematrícula e como será a matrícula. Ela explicou ainda que a unidade está fazendo o recebimento dos livros didáticos, seguindo todas as determinações de prevenção.

“A rematrícula começou dia 4 e irá até o dia 31 de janeiro. O atendimento começa às 8h e encerra às 11h. No turno vespertino, estão iniciando às 14h e se estendendo até às 17h. A escola também está recebendo os livros didáticos utilizados pelos alunos no ano anterior, para que o aluno que irá entrar possa utilizá-lo. A direção esclarece ainda que a matrícula será em fevereiro e é necessário que os pais e os responsáveis sejam compreensíveis porque estamos recebendo um número limitado de pessoas para não haver aglomeração”, disse Marly.

Segundo a coordenadora do Setor de Currículos e Programa da Semect, Socorro Brito, as medidas tomadas foram todas baseadas na lei e seguindo os protocolos de segurança e combate ao vírus.

“O processo de matrícula já iniciou com a primeira etapa, que são as rematrículas da rede, e, posteriormente, iniciaremos a etapa de matrículas novas, tudo com base em portaria, legalizada e instituída na rede. E a Semect estabelece todas as orientações para que as escolas possam fazer as rematrículas, todas conforme as normativas legais, do nosso regimento municipal de educação, primando por uma educação e inclusão do aluno nas escolas, sem deixar ninguém de fora. Enfim, todos os diretores estão agindo com base nessa portaria, onde estabelece essas diretrizes sobre a matrícula e rematrícula”, pontuou Socorro Brito.