O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, pronunciou-se em rede social destacando que “com a liberação da vacina pela Anvisa, vamos agora preparar em Caxias a operacionalização para vacinação, seguindo todas as diretrizes exigidas pelo Ministério da Saúde”.

O gestor se pronunciou após o Ministério da Saúde informar que inicia, na manhã desta segunda-feira (18), a distribuição das vacinas contra a covid-19 para todos os estados. A previsão do governo federal é iniciar a imunização na quarta-feira (20). Segundo o Ministério da Saúde, os carregamentos partirão do Centro de Distribuição Logística do Ministério, em Guarulhos (SP), de onde partirá a carga de cerca de 44 toneladas.

O Ministério da Defesa também será mobilizado para o transporte das 6 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan, que será realizado por aeronaves da Força Aérea Brasileira. A logística de distribuição das vacinas será realizada por aviões e caminhões, compondo estes últimos uma frota de 100 veículos com áreas de carga refrigeradas, que até o final de janeiro aumentarão em mais 50. Toda a frota possui sistema de rastreamento e bloqueio via satélite.

A aprovação do uso emergencial da vacina CoronaVac e da vacina de Oxford no Brasil ocorreu nesse sábado (7), pelos cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em Caxias, a Coordenação da Atenção Primária e a Vigilância Epidemiológica já estão com um Plano de Imunização da população contra a covid-19, que será apresentado ao executivo a fim de que a vacinação tenha início logo que as vacinas estiverem disponibilizadas a todos os caxienses.

“O plano de imunização do município já está elaborado. A Vigilância Epidemiológica se debruçou nesses últimos dias sobre as estratégias a serem utilizadas. Nós já discutimos com o setor de Planejamento e vamos apresentar o plano para a Secretaria Municipal de Saúde. Vamos apresentar também à gestão municipal, para que, além da Secretaria Municipal de Saúde, as demais secretarias possam contribuir com as ações a serem realizadas durante o período que o município receber a vacina. Todas as medidas estão sendo tomadas para que o grupo prioritário inicie a vacinação e que as pessoas tenham acesso em diversos pontos da rede. As unidades vão funcionar nos turnos manhã, tarde, noite e final de semana. Nós teremos a vacina em todos os turnos para evitar que as pessoas se aglomerem. É importante que a população não divulgue notícias falsas. Nós acreditamos que a população de Caxias vai se utilizar da ciência e vai reconhecer a importância de realizar a vacina neste momento”, afirma Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.

A coordenadora lembra sobre os grupos prioritários que receberão a vacinação, mas garante que todos os grupos que podem receber a vacina também serão vacinados. “Crianças e jovens menores de 18 anos, a vacina é contraindicada. Então, nós vamos fazer tudo de acordo com os protocolos. Existem os grupos prioritários, a exemplo dos idosos ou acamados ou pessoas que estão em instituições de longa permanência. Vamos fazer o possível para contemplar a todos”, explica Camila Lopes.