A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus, inicia a colocação em prática do Plano Municipal de Imunização, que já iniciou nessa terça-feira (19) com a vacinação dos primeiros profissionais de saúde que trabalham na linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus.

Das 164.240 mil doses da vacina para quase 80 mil pessoas no Maranhão, Caxias recebeu neste primeiro momento 2.466 doses da vacina CoronaVac. De acordo com Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, a estratégia é levar as doses a todas as Unidades Básicas de Saúde. A coordenadora lembrou ainda que a vacina será aplicada a todas as pessoas que estão inclusas na primeira fase, que são os profissionais de saúde.

“No momento serão vacinadas as pessoas da fase 1, prioritariamente os profissionais de saúde. As pessoas podem ter sido acometidas pela covid-19 ou não. A vacina vem na expectativa de que tenhamos a prevenção, é tudo que a gente esperava. E as pesquisas indicaram que a melhor forma de se prevenir é através da imunização”, frisa Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

O trabalho de construção do Plano Municipal de Imunização foi  realizado a várias mãos, destaca a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Verônica Aragão. “Reunirmos a Vigilância, Atenção Primária,  Planejamento e Imunização para a construção do Plano de Vacinação baseado no Plano Nacional e Estadual, adequando com as necessidades do nosso município”, frisa Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

O médico Leandro Moura Fé lembra que embora neste primeiro momento somente os profissionais de saúde sejam os primeiros a serem imunizados, o Plano Municipal de Imunização contempla também outros grupos prioritários, que serão vacinados assim que mais doses da vacina forem enviadas a Caxias.

“Inicialmente, na primeira fase da vacinação os grupos prioritários vão ser profissionais de saúde que estão em atividade, logo depois pacientes idosos e acamados e moradores de instituições de longa permanência”, explica o médico.

O início da vacinação entre os profissionais de saúde, que são os profissionais que trabalham salvando outras vidas, é apenas o começo da transformação do sonho em realidade. Ou seja, um alento entre os caxienses e brasileiros, que já estavam no aguardo de uma arma efetiva de combate ao novo coronavírus.