Em solenidade realizada no Centro Médico, Hospital de Campanha alugado pela Prefeitura Municipal de Caxias, no final da tarde dessa terça-feira (19), a gestão municipal deu início juntamente com secretários, coordenadores e profissionais de saúde, apresentou o Plano Municipal de Imunização e também deu início oficialmente à vacinação contra a covid-19 em Caxias.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, fez questão de conduzir pessoalmente as 2.466 doses da vacina CoronaVac até o Hospital de Campanha, que nesta primeira fase serão suficientes apenas para a imunização dos profissionais de saúde em exercício. O gestor concedeu entrevista coletiva à imprensa local.

“Não há notícia melhor do que uma vacina que salva vidas. Trazer pra Caxias e participar desse momento, qualquer coisa que venhamos a falar, se torna pequena diante da atitude imensurável que é. Hoje saio daqui com a sensação de dever cumprido, com a esperança de que vidas possam ser salvas. Ajudar os profissionais de saúde e a população como um todo é um dever da nossa gestão”, afirma Fábio Gentil.

Uma equipe de profissionais de saúde, que trabalha na linha de frente do enfrentamento à covid-19, foi a primeira a ser imunizada, contemplando médico, enfermeira, fisioterapeuta e agente comunitário de saúde. As primeiras doses da vacina foram aplicadas por Dulcilene Gomes Pereira, técnica de enfermagem. Carmene Trindade, enfermeira do Complexo Hospitalar Gentil Filho, foi a primeira  a ser vacinada.

“Eu estou muito feliz, aceitei o convite e estou aqui representando as enfermeiras de Caxias e os profissionais da linha de frente de Caxias. A tecnologia muito avançada fez com que todos os países do mundo se juntassem e procurassem uma forma de combater esta doença. É uma conquista e um avanço, é uma conquista da tecnologia e humana esta vacina, e uma conquista dos que fazem a saúde pública no mundo”, afirma a enfermeira.

Logo depois, foram vacinados Henrique Azevedo, médico; Matheus Eduardo, fisioterapeuta; Alan Ferreira, técnico de enfermagem; Raimundo Rodrigues, agente comunitário de saúde, e Maria Lucilene da Silva, auxiliar de serviços gerais.

“É um momento de satisfação. Eu estou muito orgulhoso de participar desse momento. Eu estava na UBS quando recebi um comunicado de que havia sido selecionado e fiquei muito contente com esta notícia. Primeiramente nós temos que agradecer a Deus, e quero agradecer a toda a equipe e ao esforço do nosso prefeito”, frisa Raimundo Rodrigues, agente comunitário de saúde.

“Esse é um momento de bastante alegria para nós profissionais da saúde, mas para toda a população. Nós profissionais da saúde lutamos arduamente desde o início, perdemos vidas, lutamos contra medos e incertezas. Essa vacina veio como a vacina da esperança e a gente precisa dar esse voto de confiança para continuar persistindo na luta, porque nós não vamos desistir”, lembra Matheus Eduardo, fisioterapeuta.

“Esta vacina nos mostra que podemos vencer esta doença, que a gente vai poder voltar a viver com o calor humano que a gente tanto sente falta. Nós, profissionais de saúde, estamos aqui defendendo a vacina, para que toda a população abrace a causa, de a gente buscar cada vez mais se unir em prol da vida e daqueles que a gente ama. Eu quero dedicar a todos os profissionais de saúde que lutaram arduamente, àqueles que se foram, esse momento, para que eles saibam que a gente vai vencer”, frisa Henrique Azevedo, médico.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verônica Aragão, lembrou que é “um momento importante, mas devemos lembrar também as contraindicações, por exemplo, não é indicada a aplicação em crianças e adolescentes, grávidas e nem mulheres amamentando, e, no caso da  segunda dose, quem tiver reação alérgica à primeira, não toma a segunda dose”.

A coordenadora da Atenção Primária, Camila Lopes, tentou expressar em palavras o sentimento dos profissionais de saúde diante da chegada da vacina. “É um sentimento de gratidão em saber que estamos aqui, mas existem cientistas e pesquisadores debruçados há dez meses para isso acontecer. Confiamos no SUS. A sensação única, no sentido de que tudo valeu a pena, a vacina traz a esperança, que valeu a pena salvar vidas antes dela chegar. A estratégia foi pensada em alcançar prioritariamente os profissionais de saúde, pois o quantitativo não supre toda a estimativa, mas estamos enviando aos hospitais e unidades de saúde”, frisou.

O secretário municipal de Saúde em exercício, Carlos Alberto Martins de Sousa, destacou que é um marco nessa trajetória e Caxias saiu na frente desde a chegada do vírus. Todas as ações foram feitas. “Agora abraçamos de maneira determinante, onde o prefeito se envolveu pessoalmente nesse momento tão importante, e isso é um bom começo. E, claro, com todo o apoio concentrado do município”, ressaltou o secretário.

O prefeito de Caxias lembrou que a população deve continuar se precavendo contra a covid-19 enquanto a vacina chega para todos os públicos, usando máscara, lavando as mãos com água e sabão, mantendo o distanciamento social e utilizando álcool em gel. E finalizou destacando que a gestão vai continuar trabalhando e continuar salvando vidas.

“Ter ido buscar, trazer para cá a vacina e ver as primeiras pessoas vacinadas no nosso município, isso não tem preço. Nós vamos continuar trabalhando e salvando vidas. Agradeço e enalteço o trabalho de todos os profissionais de saúde e, posteriormente, a população como um todo. Saio feliz e contente de ver o sorriso e a esperança de cada cidadão”, afirmou Fábio Gentil.

Caxias recebeu neste primeiro momento apenas a primeira dose da vacina para 2.466 pessoas. Posteriormente, o Governo do Estado vai enviar a segunda dose, que será aplicada em até 28 dias após a aplicação da primeira, conforme orientação do Ministério da Saúde.