Na manhã desta quinta-feira (21), os profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Nova Caxias foram imunizados contra a covid-19. Ao todo, 30 doses da vacina CoronaVac foram destinadas à unidade que tem por objetivo a prevenção contra o novo coronavírus. O presidente da Câmara Municipal de Caxias, Teódulo Aragão, representou o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, na solenidade que marcou a vacinação dos profissionais.

“Este é só o início da esperança que a gente quer que chegue logo para imunizar a todos. Todos os profissionais de saúde estão recebendo a imunização agora, mas a gente acredita que com a força de todos vamos conseguir imunizar logo toda a nossa sociedade”, frisou Teódulo Aragão.

“Os profissionais de saúde da unidade são contemplados, desde ASD até o médico. Estamos trabalhando em mutirão e estamos vacinando quem está no plantão. A mesma coisa está acontecendo nos hospitais. E, assim, estamos fazendo o que podemos com as poucas unidades que recebemos. A segunda dose deve estar chegando entre 15 e 20 dias”, frisa Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

As vacinas foram enviadas pelo governo federal por meio do governo do estado. A Prefeitura de Caxias recebeu 2.466 doses nesta primeira fase, na qual serão priorizados os profissionais de saúde com a vacinação. Posteriormente os demais públicos prioritários serão imunizados. A segunda dose da vacina será administrada nos próximos quinze ou vinte dias, após a primeira dose.

“Essa vacina é acima de tudo uma vitória da ciência, do SUS, e veio para provar que temos uma luz nesse caminho. Esse é o primeiro passo para uma vida normal. Ainda temos um longo processo até o retorno da normalidade, mas já é um grande passo”, frisa Sabrina Medeiros, médica.

“A gente se sente mais protegida. Sente a responsabilidade de cuidar dos pacientes que procuram a nossa unidade. É bastante gratificante a gente estar sendo priorizado”, lembra Deysilane Rocha, enfermeira.

“Nós elaboramos a estratégia, onde uma equipe se desloca até a UBS com a relação nominal de todos os profissionais e eles recebem as doses da vacina. Na zona rural, nós estabelecemos um ponto fixo que é a Secretaria Municipal de Saúde. Então, à medida que os profissionais vão se deslocando para as rotas, eles recebem as doses. O objetivo é contemplar todos os profissionais da Atenção Primária”, lembra Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.

A Prefeitura de Caxias reforça a necessidade das medidas preventivas já orientadas pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus, a exemplo de lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, manter o distanciamento social e usar máscara facial.