Uma ação alusiva ao Janeiro Branco, que tem por objetivo o cuidado com a saúde mental, foi realizada pelos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Fazendinha. Além de orientações, uma atividade física com aeróbica foi realizada na praça pública inaugurada recentemente ao lado da UBS com os profissionais.

“Hoje estivemos trabalhando com os nossos profissionais e idosos, falando sobre a Campanha Janeiro Branco, que é uma campanha para cuidarmos da saúde como um todo, tanto a saúde física, como nós tivemos orientações, alongamentos com a nossa educadora física e orientações sobre alimentação. Então, essa tríade, alimentação,  saúde emocional e saúde física, têm que andar atreladas para que tenhamos uma boa qualidade de vida”, destaca Brenda Sthefany, psicóloga.

“Nesse momento estamos vivenciando a pandemia e os profissionais ficam um pouco desgastados, e a gente precisa se cuidar. Esse Janeiro Branco veio para a gente refletir sobre a saúde física e saúde mental para que a gente comece 2021 esperando que seja muito melhor”, afirma Mara Lorena, enfermeira.

A Campanha Janeiro Branco é uma campanha nacional de mobilização de toda a sociedade que visa os cuidados com a saúde mental. Em Caxias, a Secretaria Municipal de Saúde conta com uma rede de atenção psicossocial disponível para todos os caxienses com equipes multiprofissionais.

Os profissionais da UBS da Fazendinha já receberam as doses da vacina CoronaVac e já estão imunizados com a primeira dose. A enfermeira responsável destacou a importância dessa conquista que chegou e está trazendo esperança a todos os caxienses.

“A vacina vem como uma esperança para que a gente consiga combater esse vírus para que outras pessoas não sejam acometidas, e eu acho muito importante que comece pelos profissionais de saúde que vêm enfrentando a doença, a gente precisa estar bem de saúde para cuidar das outras pessoas”, lembra Mara Lorena.