O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ) tem desenvolvido junto aos seus colaboradores um Programa de Ginástica Laboral e atividades grupais para redução de atestados médicos no CAPS IJ.

Segundo Brenda Amâncio, psicóloga e coordenadora do CAPS IJ, a ideia surgiu a partir da análise de clima institucional, que é uma ferramenta utilizada para entender melhor como a cultura institucional atual influencia no ambiente de trabalho e em todos os processos que o envolvem, permitindo identificar problemas e estabelecer soluções.

“Identificamos a necessidade do estímulo à saúde como um todo, tendo em vista que trabalhamos com saúde mental e a criação de espaços que favorecessem a comunicação e o vínculo entre os profissionais do CAPS IJ”, explicou a coordenadora.

Segundo ela, “a atividade leva em consideração  a necessidade do trabalho conjunto, sendo o mês de  janeiro uma ótima oportunidade para iniciar o projeto, em razão de ser um mês de alusão à saúde mental, visto que corpo e mente estão conectados”.

“A ginástica laboral contém exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho com o objetivo de promover a saúde e evitar lesões dos funcionários através dos movimentos durante o trabalho, evitando assim doenças ocupacionais”, relatou Deividy Wanderson, profissional de educação física.

Os profissionais lembram que corpo e mente estão conectados, pois o que se faz com o corpo afeta a mente e o que se pensa afeta o corpo. Um indivíduo saudável não é ausência de doença, mas sim bem-estar físico e mental. A saúde reflete não só na vida pessoal do indivíduo, mas também no trabalho. Uma equipe saudável produz mais e produz feliz.

As atividades direcionadas objetivam a diminuição ou prevenção de doenças ocupacionais com o intuito de promover e estimular as práticas saudáveis, bem como incentivar a comunicação e a relação efetiva e afetiva entre a equipe.

O trabalho pode trazer muitas doenças físicas e mentais, além de todas as dificuldades diárias de uma pandemia que traz consigo muitas incertezas e inseguranças.

Essas mudanças no cenário do trabalho ocasionaram o aumento das doenças ocupacionais, não somente a lesão por esforço repetitivo (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), mas também as doenças de origem psicológica, frutos do stress.

O CAPS Infantojuvenil atende crianças e adolescentes com transtornos mentais e está localizado à Rua Manoel Gonçalves, nº 1.025, no Centro.