O aumento nos casos de covid-19 no Maranhão, com registros de mais de 390 novos casos nas últimas 24hs, e uma média de mais de 200 casos por dia, e isto na última semana, fez com que o Estado chegasse a 206.680 casos confirmados. Em Caxias, são: 6.133. Na ‘Princesa do Sertão’, a rede hospitalar está operando quase que com o estrangulamento da capacidade, entre 80% a 90% de leitos ocupados. O médico Gregory volta a reforçar a população a importância da prevenção.

“O que nós como equipe de saúde recomendamos é que as pessoas não relaxem com as medidas de prevenção. Pois, após as festas de final de ano, houve uma volta enorme de casos. O que a gente ver é a população precisa manter o distanciamento social seguro, não é o momento de promover festas, e mesmo em casa, não aglomerar. Devemos manter o uso de máscara em nossos deslocamentos. Não é porque estamos vendo algumas pessoas dos grupos prioritários sendo vacinadas que a gente deva relaxar”, frisa Gregory Bandeira, médico.

Mesmo que, a recomendação seja para a manter o distanciamento social, muitas pessoas não conseguem fazer isso, principalmente em locais como a fila para conseguir o Auxílio Emergencial. Mesmo nestes locais, a orientação é ficar um pouco distante um do outro.

“Numa fila dessa é meio difícil, mas a gente tenta ficar distante”, disse Juvenal Carlos, Povoado Estiva (Aldeias Altas).

O médico lembra ainda que os riscos de reinfecção são reais. E, já há vários casos em Caxias (MA).

“Temos algumas taxas de reinfecção. Ou seja, algumas pessoas já desenvolveram a doença e vem novamente a desenvolver. Além disso, temos um perfil de pessoas que antes se protegeram, mas que agora com a saída de algumas pessoas, elas levam a doença pra casa”, lembra Gregory Bandeira, médico.

Os cuidados preventivos contra a covid-19, são eficientes e ajudam a impedir a disseminação da doença. Se cada um fizer a sua parte, menos pessoas vão adoecer. E, por conseguinte não vão precisar ficar internadas. Não custa repetir: lavar as mãos com água e sabão, ou, álcool em gel; manter o distanciamento social e usar máscara facial.