A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, estão colaborando com a parte prática de uma pesquisa científica resultado de uma Tese de Doutorado, intitulada: Intervenção Ergonômica nas situações de trabalho de Quebradeiras de Coco Babaçu no Estado do Maranhão. Trabalho desenvolvido pela pesquisadora, Sheila Alves Vale, professora e pesquisadora do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia Maranhão.

“O meu estudo em 2018, foi com as Quebradeiras de Coco Babaçu em Caxias. E, as sugestões propostas foram: Um poster Ergonômico de Trabalho; Estudo de pausas relacionadas ao trabalho; e prática de exercício para o cuidado com a saúde. Um dos objetivos do trabalho era fazer com que elas pudessem compatibilizar a produção e os cuidados com a saúde, com o objetivo de reduzir os sintomas osteomusculares que já são conhecidos nesta população”, frisa Sheila Alves Vale, professora e pesquisadora do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia Maranhão.

A Ação Educativa Integradora das Quebradeiras de Coco Babaçu do Maranhão dirigida à formação, ao fortalecimento da cadeia de valor e ao autocuidado da saúde, é mais uma das etapas da pesquisa. Nessa terça-feira (03), as mulheres que integram o projeto aprenderam a fazer sorvete à base de Coco Babaçu.

“O objetivo é que elas utilizem os vários subprodutos do Coco Babaçu, não só na alimentação, mas também no artesanato. Nós vamos preparar essas mulheres por meio do nosso Núcleo de Empreendedorismo, para que elas saibam como gerenciar os seus negócios e ter o que tanto sonhamos, que é o empoderamento, para que ela não dependa exclusivamente do seu parceiro. O que queremos é dar uma qualidade de vida melhor para essas mulheres”, lembra Márcia Marinho, secretária Municipal de Políticas para as Mulheres.

“Esse projeto, o público principal dele são as Quebradeiras de Coco Babaçu de Caxias. No ano de 2019, nós fomos procurados por uma pesquisadora do IFMA, que estava desenvolvendo uma Tese de Doutorado, onde a principal função dessa Tese é a intervenção ergonômica das quebradeiras de coco, para que essas mulheres e moças que trabalham quebrando coco diariamente tivessem uma melhor qualidade do seu trabalho. Elas desenvolveram uma mesa ergonômica, onde essas mulheres ficam com uma postura mais adequada na hora de quebrar o coco, e trabalhando assim a saúde pública. Depois dessa pesquisa, tem à fase de beneficiamento do produto, ou seja, de agregar valor e no final elas tenham mais lucro”, explica Luciana Soares, secretária Municipal de Agricultura e Pesca.

O Coco Babaçu, é um vegetal com fruto bastante utilizado na cultura nordestina. Do Babaçu se aproveita praticamente tudo, e se extrai o Azeite, o Mesocarpo, o Leite, dentre outras possibilidades, a exemplo do sorvete.

“Nós trabalhamos há mais de 5 anos com essa indústria. A minha contribuição é para que as colegas cheguem onde já chegamos. Em 2019 eu vim aqui, e agora elas já utilizam o mesocarpo para fazer outras coisas. Elas utilizam a amêndoa e o mesocarpo. O nosso objetivo é que elas cresçam”, frisa Antônia Vieira, ministrante do curso de Itapecuru Mirim, da comunidade Pedrinhas.

O curso foi ministrado no Centro de Artesanato Edmée Chaves Assunção, no Pau D’água, no Centro de Caxias (MA). No local, as quebradeiras de coco que são multiplicadoras vieram de alguns povoados: Marilene, povoado Belém; Joana, do povoado Santa Rita; Antônia Maria do Nazaré do povoado Flerrér; Conceição, povoado Vertente; Kelly, do povoado Lagoa dos Pretos.

“O Mesocarpo a gente coloca na comida, ele serve para combater gastrite, inflamação. Eu, tenho até cliente que compra o Mesocarpo para o tratamento do Câncer, que o médico indicou. E, agora a gente está aqui fazendo sorvete”, disse Marilene, do povoado Belém.

Outra proposta da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, é oferecer a oportunidade às mulheres de poderem gerirem melhor os seus ganhos, a partir do beneficiamento do Coco Babaçu. Por isto, o Núcleo de Empreendedorismo, Empregabilidade e Sustentabilidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres, fará essa articulação.

“Nosso objetivo é ensiná-las a empreender de forma proativa, como agregar valor e tornar o negócio mais produtivo e lucrativo”, destaca Franciane Barradas, o Núcleo de Empreendedorismo, Empregabilidade e Sustentabilidade da SMPPM.

Ao longo do curso elas utilizaram esta receita: SORVETE DE COCO BABAÇU COM MESCARPO

Ingredientes:

• 1 lata de leite Babaçu (Equivalente a 2kg de amêndoa);
  • 1 xícara de açúcar refinado;
  • 1 caixa de creme de leite;
  • 1 caixa de leite condensado;
  • 12 gramas de gelatina sem sabor;
  • 1 colher de chá́ de emulsificante.
  • 2 colheres de mesocarpo.

Use 2 kg de Coco Babaçu para tirar 1 litro de leite. Misture os ingredientes no liquidificador e bata por 3 minutos. Em seguida, adicione o líquido em formas assadeiras e leve para o freezer para congelar por mais ou menos 2 horas. Feito o congelamento, retire do freezer e coloque os pedaços em uma batedeira e bata até́ ficar homogênea. Depois, coloque em potes plásticos.