A Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, deu início ao Projeto Música na Fábrica. A ação visa valorizar a linguagem musical principalmente os profissionais da Escola de Música Santa Cecília. Na manhã dessa terça-feira (02), os profissionais da Banda Lira Municipal já realizaram o começo do projeto, com um ensaio, onde deram um verdadeiro show.

“Esse projeto é importante porque aproxima as pessoas da música, e daqueles que não conhecem o nosso trabalho. Com isso, eles vão ficar sabendo que existe uma banda municipal e a importância dela para o município”, frisa Jhony Rios, maestro da Banda Lira Municipal.

As apresentações acontecem no Salão Nobre do Centro de Cultura diariamente, afim de oferecer um ambiente mais agradável ao som de uma boa música tocada por profissionais, que já desenvolvem bem a arte no município e a quem passa pelo local.

A proposta já começou a ser executada, e os integrantes das Escola de Música Santa Cecília lembram que, como o período do Carnaval já está se aproximando, o repertório de marchinhas também será executado. O projeto valoriza os profissionais da música caxiense, que são professores da escola de música, sendo que alguns são fundadores.

“A escola de música foi criada no dia 24 de julho de 1978, a Escola de Música Santa Cecília, precisamente às 10 horas no Centro Administrativo, que antes funcionava por trás da Delegacia, e consequentemente da Banda Lira Municipal. A escola foi criada por Aluízio Lobo. Há mais de 4 décadas ela vem formando músicos caxienses na carreira musical. O nosso desejo é voltar a funcionar aqui no Centro de Cultura. Hoje, nós estamos funcionando no Ginásio João Castelo. Nós vamos ficar esse mês todo aqui no Centro de Cultura”, lembra José Francisco dos Santos, velho chico, professor Fundador da Escola Santa Cecília.

“Estamos lançando hoje o Projeto Música na Fábrica. Que consiste na colaboração dos professores da Escola de Música, onde todos os dias, vem uma turma pela manhã, e disponibiliza o seu tempo para tocar música Contemporânea, Popular e Bossa Nova, aqui no salão do Centro de Cultura”, frisa Leonardo Barata, Secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.