A Câmara Municipal de Caxias, voltou a realizar as sessões presenciais com todos os vereadores, nessa segunda-feira (09). A 19ª legislatura é marcada pela renovação no legislativo em mais da metade.

Dos 19 vereadores da Câmara Municipal, 12 novos parlamentares foram eleitos pelos caxienses. Desse total, 17 vereadores compõem à base do governo e 02 vereadores são da oposição. Na primeira sessão, todos compareceram, e a maioria utilizou-se da palavra para agradecer aos caxienses a oportunidade de poder estar no legislativo.

A sessão também foi marcada pela leitura da mensagem enviada ao legislativo, pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que foi lida pelo Secretário Municipal de Governo, Fernando Ferraz. O gestor municipal se dirigiu ao legislativo com uma saudação respeitosa, ao tempo em que, destacou à independência dos poderes, mas também, reforçou a solicitação da colaboração mútua, afim de beneficiar os caxienses com a parceria entre o legislativo e o executivo, principalmente em um tempo de enfrentamento ao novo coronavírus.

“A independência dos poderes deve ser respeitada como princípios fundamentais para a manutenção da nossa democracia. Tais princípios, precisam ser constantemente fortalecidos, para que juntos o poder executivo e o legislativo consigam promover o desenvolvimento econômico e social, bem como, a promoção do bem-estar dos cidadãos caxienses. A gestão conseguiu no período de 2017 a 2020, resgatar a valorização do município através das ações em toda administração municipal. Para a legislatura, 2021-2024, o poder executivo gostaria de contar com o apoio dos nobres vereadores, no combate ao novo coronavírus , no empenho de salvar vidas, bem como, na condução das políticas públicas”, frisa Fernando Ferraz, secretário municipal de Governo.

“Nesta hora de dificuldades, quando sabemos que a capacidade de internação hospitalares da cidade já está em torno de 80%, sobrecarregando os profissionais de saúde, urge que nos posicionemos como exemplos, cumprindo os protocolos de distanciamento social impostos pelas autoridades sanitária, afim de que a nossa população possa dar mais crédito às insistentes recomendações que estão sendo disseminadas todos os dias, visando controlar a expansão da pandemia em Caxias, até que haja a tão sonhada vacinação em massa. Em nome desta casa quero saudar o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, pelo envio de sua mensagem especial através da qual mostrou que valoriza o processo democrático vigente e o bom relacionamento que deve existir entre dois poderes”, destacou Teódulo Aragão, presidente da Câmara Municipal.