A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura de Pesca, iniciou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2021, que este ano vai atender 232 agricultores. O Programa Federal consiste na compra de alimentos dos trabalhadores cadastrados junto à secretaria.

Uma das principais políticas de apoio e incentivo da agricultura familiar do país, o PAA é uma porta aberta para que o agricultor possa escoar sua produção, por meio da venda direta ao setor público. Em 2021, em Caxias (MA), o aporte de recursos para o Programa é maior que o de 2020 com R$ 1 milhão e 40 mil reais. As entregas acontecem as segundas, quartas e quintas feiras na Central de Abastecimento do PAA, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.

Ao todo, 32 entidades e instituições cadastradas junto à Secretaria que são beneficiadas, além de unidades hospitalares recebem esses alimentos, tanto por meio da Secretaria Municipal de Saúde, quanto por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

“Nós contamos com um diferencial, que é uma nutricionista, que vai orientar qual é a melhor forma dos agricultores acondicionarem os produtos, para entregar à Secretaria de Agricultura e Pesca, uma vez que estamos trabalhando no quesito de saúde e conservação dos alimentos. Essa orientação vai servir tanto para o alimento que o produtor fornece para a Secretaria, quanto para os alimentos que serão vendidos ao setor privado”, lembra Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura e Pesca.

Seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde e os protocolos estaduais e municipais, a secretaria resolveu por não realizar um evento para lançamento oficial, e está recebendo os alimentos de forma individualizada, para evitar aglomerações.

A Secretaria reforça que a missão é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura local. O Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, tem como destino as entidades com pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, e àquelas atendidas pela rede sócia assistencial e pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, além da rede pública e filantrópica de ensino.