Na tarde dessa sexta (12), a Coordenação da Vigilância Epidemiológica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu com vacinadores que vão trabalhar na imunização de idosos com 90 anos ou mais. A reunião se deu no Ginásio de Esporte Governador João Castelo, ambiente onde os profissionais vão realizar a vacinação, garantindo o distanciamento social e todos os protocolos de vacinação do estado e do governo federal.

Segundo Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, o Ginásio é um local centralizado, e garante que não terá aglomeração. “Podem ir com calma e levar seus idosos, vamos contar com 50 vacinadores que vão se revezar. É a esperança que idosos possam rever netos e idosos. E, as pessoas que tem menos idade, aguardem o período de sua vacinação”, lembra à coordenadora.

Para os vacinadores, o momento é de grande importância por se tratar de uma colaboração com a vida de outras pessoas. O vacinador Washington Walber, está animado em poder colaborar com este momento histórico. “O momento é importante na vida das pessoas, e vamos fazer esse trabalho com amor ao próximo, e responsabilidade social, levando segurança através da vacina, então estaremos aguardando os idosos na segunda feira” finalizou.

“O momento será inesquecível, uma experiência única. A ciência avançou muito, e graças a Deus chegou essa esperança de dias melhores a todos” frisa Karolaine Brito, vacinadora.

Os idosos vão receber a primeira dose da vacina CoronaVac, e 21 dias depois, vão receber a segunda dose. É importante que no momento da vacinação, os idosos estejam com os seguintes documentos: RG ou Documento Oficial com foto, CPF e Carteira de Vacinação. A imunização será realizada de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Segundo um levantamento da Coordenação Municipal da Atenção Primária, os idosos com idade a partir 90 anos cadastrados pela Rede Municipal de Saúde, somam um total de 700, somente na zona urbana. Outros 100 estão na zona rural, totalizando 800 idosos nesta faixa etária.

No Ginásio de Esportes Governador João Castelo, nesta segunda-feira (15), os profissionais também vão fazer um Drive Thru, para aquelas famílias que preferirem vacinar seus idosos dentro do próprio automóvel. Lembrando que os idosos acamados ou impossibilitados de deslocamento ao local de vacinação, serão vacinados em seus domicílios pela equipe saúde da família mais próxima, mas é importante que a família do idoso, agende a imunização.