Começou em Caxias (MA), na manhã dessa segunda-feira (15), a vacinação de idosos a partir de 90 anos. A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação da Vigilância Epidemiológica disponibilizou 50 vacinadores para a administração da Vacina CoronaVac em 805 idosos.

“A vacinação começou com todos aqueles que fazem a saúde de Caxias, seja ela pública ou privada. E, agora a gente começa a expandir a vacinação para a população, começando pelos idosos acima de 90 anos, à medida que as vacinas forem chegando, vamos estendendo a outros públicos. Esse é o nosso compromisso com a saúde e com a vida”, frisa Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

A vacinação está acontecendo no Ginásio de Esporte Governador João Castelo, ambiente controlado onde os profissionais vão realizar a vacinação, garantindo o distanciamento social e todos os protocolos de vacinação do estado e do governo federal.

“A gente está muito satisfeito, porque agora realmente estamos contemplando a população, começamos com os profissionais de saúde. Neste momento são apenas os idosos a partir de 90 anos. A adesão está sendo boa. Apesar da chuva, os idosos estão vindo. A ideia é que a vacinação possa se estender a todos os grupos”, lembra Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Os idosos estão recebendo a primeira dose da vacina CoronaVac, e 21 dias depois, vão receber a segunda dose. É importante que no momento da vacinação, os idosos estejam com os seguintes documentos: RG ou Documento Oficial com foto, CPF e Carteira de Vacinação. A imunização será realizada de segunda à sexta-feira, no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h. Quem já se imunizou como é o caso de dona Benedita, a vacina representa mais confiança para enfrentar a covid-19.

“Para mim é um momento muito importante. Essa doença apareceu e a gente tem que se prevenir”, lembra dona Benedita Pereira, aposentada.

“É uma coisa de Deus, porque muita gente já nos deixou, e agora essa vacina nos preserva mais uns dias. Os jovens deviam estar usando máscara. Eu desejo um mundo de felicidades para vocês”, diz dona Rosalina Maria de 92 anos.

No Ginásio de Esportes Governador João Castelo, os profissionais também estão vacinando na modalidade Drive Thru, para àquelas famílias que preferirem vacinar seus idosos dentro do próprio automóvel.

Quanto aos idosos acamados ou impossibilitados de deslocamento ao local de vacinação, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que eles serão vacinados em seus domicílios pela equipe saúde da família mais próxima, mas é importante que a família do idoso, agende a imunização. Alguns vereadores também acompanharam a vacinação realizada pela gestão municipal.

“É um momento de grande importância. A gente sabe que neste momento a prioridade são os idosos. Mas, vai chegar o momento onde essa vacinação vai ser direcionada a toda a população. É motivo de grande alegria, porque a população de Caxias tem o compromisso do prefeito Fábio Gentil”, frisa Gentil Oliveira, vereador.

“Com fé em Deus na medida em que a vacina for chegando, a gente vai evoluindo na vacinação para que a gente possa retomar a nossa vida normal. A Câmara tem trabalhado em conjunto com a Prefeitura para que a gente possa dá celeridade a esse processo”, destaca Mário Assunção, vereador.

A Prefeitura de Caxias informa que, já foram vacinados os profissionais da linha de frente, nas seguintes unidades: Complexo Gentil Filho, Carmosina Coutinho, Hospital Infantil, Macro Regional, UBS’s, UPA, PAM, SAMU, Hospital de Campanha (Centro Médico), profissionais de funerárias, CEO, Caps, CEAMI, Cerest, Vigilância Sanitária, APAE, Casa de Saúde/Hemodiálise, HEMOMAR, Clínicas odontológicas e outras da rede privada.

A Secretaria Municipal de Saúde mantém um posto fixo de vacinação da própria sede da secretaria, onde são vacinados profissionais da zona rural e também rede privada. Já foram vacinados também, os idosos do Lar da Divina Providência e da residência inclusiva, por se tratarem de abrigos institucionalizados. Nessa fase, estão sendo contemplados ainda, os pacientes oncológicos e que fazem hemodiálise.

Doses da vacina CoronaVac recebida: 2.466 doses.
Doses aplicadas: 2.465 doses.

Doses recebidas Oxford-AstraZeneca: 2.040 doses.
Aplicadas: 1.620 doses.

CoronaVac
Doses recebidas: 1.600 doses.
(Estão sendo utilizadas na vacinação dos idosos acima de 90 anos)

Doses recebidas CoronaVac 2ª dose: 2.466 doses
Aplicadas: 1.589 doses.

O trabalho de organização da estrutura para receber os idosos, também está contando com a colaboração dos seguintes órgãos: SAMU, Guarda Municipal, Secretaria Adjunta de Transportes, que prepararam um circuito, a fim de organizar o fluxo de veículos dentro da área interna do Ginásio de Esportes e na área externa.

“Nós fomos chamados para organizar esse fluxo de trânsito aqui dentro, e estamos aqui colaborando para que as pessoas tenham mais acesso, sempre quando precisar, nós do trânsito vamos estar à disposição”, disse Betinho, secretário adjunto de Transportes.