A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, segue normalmente a vacinação de idosos acima de 90 anos, nesta quarta-feira (17). A vacinação está acontecendo no Ginásio de Esportes Governador João Castelo.

“Hoje, por ser Quarta-Feira de Cinzas deu uma queda na procura, já era esperado isso, mas estamos aqui até as 17h, nem por isso vamos desanimar. A equipe está completa esperando as famílias com seus idosos para serem imunizados contra o Coronavírus”, reforça Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

Ao todo já foram vacinados 205 idosos acima de 90 anos, desde à segunda-feira (15). Os dados foram atualizados pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica. O objetivo é imunizar 805 idosos com a vacina CoronaVac em todo o município.

Para o momento da vacinação, os idosos devem levar: RG ou Documento Oficial com foto, CPF e Carteira de Vacinação. A imunização será realizada de segunda à sexta-feira, no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h.

“A orientação é que os idosos acima de 90 anos continuem procurando a equipe aqui no Ginásio de Esporte Governador João Castelo. É necessário que eles tragam o RG, CPF ou Cartão do SUS. Nós vamos continuar aqui até encerrar a vacinação desse público. Nós recebemos 1.600 doses, a gente deve usar o quantitativo restante em profissionais de saúde, caso ainda haja necessidade. O município ainda vai divulgar o calendário para o novo grupo de pessoas que será vacinado”, destaca Fabiana Ferreira, coordenadora municipal de Imunização.

O serviço de na modalidade Drive Thru, também está sendo oferecido, para aquelas famílias que desejam vacinar os idosos dentro do próprio automóvel sem precisar descer do carro. O trabalho de organização da estrutura para receber os idosos no Ginásio João Castelo, também está contando com a colaboração dos seguintes órgãos: SAMU, Guarda Municipal, Secretaria Adjunta de Transportes, que prepararam um circuito, a fim de organizar o fluxo de veículos dentro da área interna do Ginásio de Esportes e na área externa.

Já os idosos acamados ou impossibilitados de deslocamento ao local de vacinação, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que eles serão vacinados em seus domicílios. A família deve fazer o agendamento da vacinação na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência.

A Prefeitura de Caxias já vacinou profissionais de saúde da linha de frente, nas seguintes unidades: Complexo Gentil Filho, Carmosina Coutinho, Hospital Infantil, Macro Regional, UBS’s, UPA, PAM, SAMU, Hospital de Campanha (Centro Médico), profissionais de funerárias, CEO, Caps, CEAMI, Cerest, Vigilância Sanitária, APAE, Casa de Saúde/Hemodiálise, HEMOMAR, Clínicas odontológicas e outras da rede privada. Até agora a Prefeitura de Caxias recebeu 8.572 doses de vacinas, e aplicou 6.414 doses.

A Secretaria Municipal de Saúde também conta com um posto fixo de vacinação da própria sede da secretaria, para profissionais de saúde da zona rural e também rede privada. Já foram vacinados também, os idosos do Lar da Divina Providência e da residência inclusiva, por se tratarem de abrigos institucionalizados. Nessa fase, estão sendo contemplados ainda, os pacientes oncológicos e que fazem hemodiálise.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica lembra que o número de casos de pessoas confirmadas com a covid-19 deu uma elevada, e chama a atenção das pessoas. Até esta terça-feira (16), Caxias contava com: 6.571 casos confirmados; 5546 recuperados; 36 internações e 136 óbitos.

“Temos visto que as pessoas estão abandonando as medidas de segurança. Algumas pessoas não estão usando máscara, em bares, restaurantes, na rua mesmo. E, isso está se refletindo na quantidade de casos de pessoas contaminadas. As pessoas que estão procurando os serviços de saúde, não são casos leves. Quem está procurando o serviço de saúde, já procura para internação, ou seja, já está um paciente grave. Nossa ocupação de leitos está com quase 90% nas unidades de atendimento aos pacientes com covid-19. O que pedimos as pessoas é que usem máscaras, façam o distanciamento e usem álcool em gel. Estamos inclusive preocupados porque, não teve Carnaval, mas muitas pessoas foram para os sítios, se aglomerar e fazer Carnaval em família, entre amigos, e a gente sabe que é bem aí que mora o perigo”, frisa Verônica Aragão, coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica.