A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação da Vigilância Epidemiológica, continua o trabalho de vacinação de idosos com 90 anos ou mais. São mais de 800 idosos que estão recebendo a imunização. Somente no Ginásio João Castelo já foram aplicadas 378 doses.

Seu Elias da Silva, destaca a importância de estar protegido contra a covid-19. “O médico falou que essa vacina é boa. Era pra eu ter vindo na semana passada, mas agora deu pra vir”, disse seu Elias, aposentado.

“Está chegando numa hora boa. Estou, pedindo a Deus que chegue a segunda dose”, disse entusiasmada, dona Maria da Conceição, aposentada.

“É muito importante. Eu estava com vontade de tomar. Porque eu não quero morrer dessa doença não”, frisa dona Maria de Lourdes, aposentada.

Na manhã dessa segunda-feira (22), muitos idosos compareceram e destacaram a importância da vacinação visando à proteção contra a covid-19.

“A vacinação continua na faixa etária de 90 anos ou mais, aqui no Ginásio João Castelo, com o espaço disponibilizado, drive thru. O fluxo está menor, mais as pessoas estão vindo e sendo vacinandas”, destaca Maria Rita, enfermeira.

No ato da vacinação o idoso dele levar um documento oficial com foto e Cartão do SUS. Os trabalhos tiveram início na última segunda-feira (15). Até agora mais de 400 idosos já foram imunizados com a primeira dose da vacina CoronaVac.

Os trabalhos continuam até que todo o público de idosos com mais de 90 anos seja alcançado, o que perfaz um total de 805, tanto na zona urbana, quanto na zona rural. Para os idosos acamados, a orientação é que os familiares façam o agendamento na Unidade Básica de Saúde.

A Prefeitura de Caxias já vacinou profissionais de saúde da linha de frente, nas seguintes unidades: Complexo Gentil Filho, Carmosina Coutinho, Hospital Infantil, Macro Regional, UBS’s, UPA, PAM, SAMU, Hospital de Campanha (Centro Médico), profissionais de funerárias, CEO, Caps, CEAMI, Cerest, Vigilância Sanitária, APAE, Casa de Saúde/Hemodiálise, HEMOMAR, Clínicas odontológicas e outras da rede privada.

A Secretaria Municipal de Saúde também conta com um posto fixo de vacinação da própria sede da secretaria, para profissionais de saúde da zona rural e também rede privada. Já foram vacinados também, os idosos do Lar da Divina Providência e da residência inclusiva, por se tratarem de abrigos institucionalizados. Nessa fase, estão sendo contemplados ainda, os pacientes oncológicos e que fazem hemodiálise.

Até este domingo (21), Caxias já havia aplicado 6.742 doses da vacina, de um total de 8.572 doses que chegaram no município, do Governo Federal, por meio do Governo do Estado do Maranhão.