O Treinamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), do Hospital Infantil do Município Drº João Viana, ocorreu no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), nessa segunda-feira (22), e teve como foco a saúde do trabalhador. Participaram do treinamento 07 membros eleitos, e 07 membros indicados, sendo eles enfermeiros, técnicos, recepcionistas, vigias e fisioterapeutas.

“O treinamento foi importante, pois este ano queremos fazer uma gestão diferente junto aos profissionais da instituição, e como membro da CIPA, temos como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, sendo assim, temos que zelar pela saúde, segurança e bem estar em nosso ambiente de trabalho”, frisou Glauciane Costa, secretária da CIPA no Hospital Municipal Infantil Dr. João Viana.

“A CIPA é uma comissão interna de prevenção de acidentes, constituída por membros indicados pela direção e eleitos pelos próprios funcionários da Instituição, tem como objetivo principal a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, competindo aos membros, à parte de fiscalização, acompanhamento, educação em saúde, bem como a prevenção dos acidentes relacionados ao trabalho. Com a pandemia do novo coronavírus a CIPA pautará suas ações na segurança da assistência e prevenção da covid-19 entre os funcionários, sendo que essa atuação irá girar em torno da fiscalização do uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) lembrou Juliane Danielly, coordenadora de Enfermagem do Hospital Infantil Drº João Viana.

A capacitação foi ministrada pelo Técnico em Segurança do Trabalho, Stefani Silva. “O objetivo da comissão é prevenção de acidentes decorrentes e do trabalho, e também, doenças relacionadas ao trabalho. No contexto da pandemia, a gente sabe que requer uma atenção maior com relação às pessoas que se utilizam do hospital. A CIPA está sendo preparada com relação a covid-19. E, nesse contexto, agente tem condições de repassar esses profissionais, situações cotidianas, que a gente como prevencionista, a gente deve ter, obter e fazer, para que a gente consiga desenvolver a nossa atividade livre de qualquer risco”, destaca o técnico.