A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres recebeu na manhã dessa quarta-feira (24), a visita de trabalho do Comandante do 2º BPM, Ricardo Almeida. A visita de cortesia serviu para estreitar as relações entre os órgãos municipal e estadual, que atuam em conjunto em ações preventivas no que diz respeito à violência doméstica e familiar contra as mulheres.

“Fizemos uma visita técnica a Secretaria de Políticas para as Mulheres. Sabemos da demanda que é a violência doméstica. Já estávamos nos inteirando da situação da cidade de Caxias (MA), e há a necessidade de uma atenção especial. Neste primeiro momento estamos estreitando os laços, sabendo da demanda e da necessidade para que possamos prestar um serviço de qualidade”, frisa Ricardo Almeida, comandante do 2º BPM.

O Núcleo de Empreendedorismo, Empregabilidade e Sustentabilidade, e o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), além do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher estiveram representados durante a reunião. A Secretária da pasta, Márcia Marinho, lembrou que o trabalho em rede é uma das estratégias mais eficazes para que se possa enfrentar e superar a violência contra mulher.

“Quanto mais a gente soma forças, a gente vai dar celeridade no funcionamento da rede de atendimento e enfrentamento à violência contra a mulher em Caxias. E, o Conselho da Mulher está sempre presente, porque é um órgãos fiscalizador, um órgão que precisa estar realmente acompanhando e contribuindo com as Políticas Públicas para as Mulheres”, reforça Jesus Andrade, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

“O novo comandante veio fazer uma visita à nossa secretaria. Como a Polícia Militar faz parte da rede de proteção à mulher e contra a violência, foi muito importante essa troca de experiências. Nós temos neste ano de 2021, um grande trabalho a ser feito na luta pelo fim da violência contra as mulheres, principalmente a violência doméstica. E, a gente precisa estar se reunindo para definir quais são as melhores estratégias”, afirma Márcia Marinho, secretária Municipal de Políticas para as Mulheres.

Ambos os atores públicos vão trabalhar em conjunto em ações que posteriores, compartilhar informações, afim de que a resolução das problemáticas que diariamente chegam acontecem no município tenha uma atenção mais adequada.