A Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude realizou nessa sexta-feira (26), um seminário de apresentação de demandas, avanços e desafios para a gestão municipal nos diferentes setores abrangidos pela pasta. Um diálogo franco, em que cada integrante realizou uma exposição do trabalho já desenvolvido e, quais sugestões podem ser abraçadas para que o trabalho flua melhor. Participaram do evento além do Secretário da pasta, secretários adjuntos, coordenadores e os representantes de setores.

“É um procedimento moderno, dentro da gestão pública moderna. Um processo participativo e ações para as políticas públicas, mas é necessário que se tenha um conhecimento da intersetorialidade, das coordenações, das divisões e dos setores da cultura. O secretário realiza este seminário dentro dessa postura para dar conhecimento interno, para que nos tornemos mais capazes de atender ao público, que acorre à secretaria de cultura”, frisa Wibson Carvalho, coordenador de Patrimônio Histórico.

“Eu acho que o planejamento é muito importante, porque traz união e vai mostrar aquilo que estão fazendo e o que tem para ser feito. A ideia é levar um calendário de atividades para a população”, disse Pelé, produtor cultural.

“A Coordenação Municipal de Juventude conseguiu um espaço próprio para que desse uma identidade. Nós reformulamos o conselho, e a gente aprovou a lei da menina, colocando o dia 11 de outubro como o Dia Municipal da Menina. Nós temos uma sólida parceria com a PLAN, oferecendo cursos on- line. O município também faz parte do Juventude Viva e, um dos avanços foi criar um comitê gestor para combate à vulnerabilidade negra”, frisa Kátia Braga, coordenadora municipal de Juventude, ao citar algumas ações desenvolvidas.

A Secretaria iniciou o ano com diálogo e setores das diversas linguagens culturais, dando um sinal para a produção cultural caxiense de que somente com diálogo e junção de esforços, o trabalho pode avançar na área da Cultura, do Patrimônio Histórico, do Esporte, Turismo, no cuidado e promoção das ações ligadas à juventude.

“Hoje, nós nos reunimos com os representantes de cada núcleo pertencente à estrutura organizacional da secretaria para a gente debater. A gente ouvir, colocar em pauta cada situação, o trabalho como tem sido feito, como estão sendo feitas as estratégias, avanços, desafios, pontos negativos e positivos, para que possamos ter um diagnóstico melhor. Para que possamos ter um conhecimento de causa melhor. E, diante disso, a gente prepara as ações para o ano de 2021”, destaca Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.