Foram dois dias de um curso de primeiros socorros, oferecidos aos instrutores que fazem parte da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. A secretaria fez parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) ministrou 20 horas aulas com informações sobre atendimento pré-hospitalar.

“Elas estão tendo acesso a noções básicas de primeiros socorros, técnicas essenciais que você pode usar em qualquer situação emergencial como: um engasgo; uma PCR; um sangramento intenso; uma hemorragia e outras situações. Então, nessas 20 horas, estão sendo ofertadas aulas teóricas e práticas, onde elas aprenderam a salvar vidas enquanto o SAMU chega”, frisa Rita Paz, coordenadora do SAMU.

“Essa capacitação em primeiros socorros vai ajudar muito os instrutores do PMM. Isso é muito importante, porque estamos em parceria com o SAMU para oferecer conhecimentos que possam auxiliar em momento de emergência”, disse Elisa Torres, secretária adjunta de Políticas para as Mulheres.

O curso é separado em parte teórica e outra prática. No encerramento, as atividades foram práticas onde as alunas aprenderam, a como salvar crianças e adultos em situações de engasgo. Tanto esta, quanto outras atividades marcaram os momentos do treinamento.

“É de suma importância, porque pode ser que dentro da sala surja tenha alguma ocorrência. E, o que mais me chamou a atenção são coisas que não sabíamos, como quando a pessoa tem algum acidente, que a gente não deve mexer na pessoa. Geralmente a gente quer pegar a pessoa e levar par ao hospital”, frisa Rosimar Oliveira, servidora pública.

“O curso pode estar nos ajudando com as crianças que vamos trabalhar por conta de cuidados de saúde e exercício. Às vezes a pessoa não se alimenta antes do exercício, ou às vezes não toma o remédio que geralmente toma. E, a gente vai poder ajudar enquanto o SAMU chega”, frisa Thaysa Araújo, servidora pública.