Por meio das videoconferências, a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) realizam reuniões e debatem assuntos referentes a vários temas ligados à educação, a exemplo de: volta as aulas, métodos de ensino enquanto durar a pandemia, e alinhamento de estratégias e métodos avaliativos. Todo o trabalho é realizado de forma a evitar aglomerações para conseguir um aproveitamento pretendido.

Todas as reuniões são discutidas previamente com a gestora municipal de educação, Profª. Ana Célia Damasceno, que orienta sobre as diretrizes a serem seguidas e posteriormente decide como a secretaria deve proceder, para que haja uma ação eficaz, como forma de aproveitamento de ensino no município, minimizando as perdas ocasionadas pelo período pandêmico que estamos vivenciando.

Em um dos últimos encontros realizados nessa semana, o gestor de recursos humanos Luciano Silva, assim como os técnicos e docentes chaves, no decorrer da reunião sugeriram algumas ideias, que serão avaliadas e posteriormente colocadas em prática.

“A reunião foi um alinhamento de trabalhos pedagógicos, entre as escolas e a secretaria de educação, por meio dos coordenadores, técnicos e também coordenadores do grupo docentes chaves, que atuam no acompanhamento das atividades das escolas, nesse formato remoto. Nessa reunião solicitada pela secretária de educação Profª. Ana Célia Damasceno, teve como principal objetivo, abordar os trabalhos de planejamento que foram realizados no mês de fevereiro. Também foi feita uma avaliação do ano de 2020, em relação aos resultados finais dos alunos. Foi uma reunião bastante produtiva na qual todos compartilharam suas experiências nesse trabalho de fevereiro, alinhando para o início do ano letivo”, destacou Socorro Brito, coordenadora responsável pela reunião.

Diariamente, a secretária da SEMECT, os gestores técnicos e docentes, tem participado de conversas on-line e algumas vezes presenciais, visando orientar os profissionais da educação sobre as medidas a serem adotadas durante a pandemia por causa do momento de incertezas. As videoconferências que estão sendo realizadas desde o dia 16 de fevereiro, contam com a participação de muitos profissionais da educação, engrandecendo o debate.