Na manhã desta sexta (05) na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias, a Prefeitura Municipal de Caxias, representada pelo Prefeito Fábio Gentil, e o secretário municipal de saúde, Carlos Alberto; o procurador geral do município, Adenilson Dias e representantes do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo coronavírus, receberam representantes do Ministério Público Estadual e Federal para tratar sobre a evolução da doença, ocupação de leitos, cobertura vacinal, bem como, estratégias e medidas de contenção da doença no âmbito do município.

Para o Secretário Municipal de Saúde de Caxias, o encontro foi muito estratégico para o enfrentamento ao novo corona vírus: “Nós temos situações atípicas e, temos uma responsabilidade gigante. O momento é de juntar forças. O governo do estado tem se manifestado de forma positiva, a sociedade civil organizada, os técnicos da saúde, segurança pública, e assim nós estamos com a perspectiva muito positiva, onde estaremos sim, agindo sempre de forma muito eficiente, a serviço da população de Caxias” afirmou o secretário.

A promotora de justiça do Ministério Público Estadual, Drª. Ana Cláudia dos Anjos destacou que esta foi uma solicitação do Ministério Público Estadual e Federal, no sentido de conhecer as providências, que a administração municipal está tomando e pretende tomar no sentido de conter ainda mais a proliferação do vírus.

“Aqui na reunião, foi nos informado sobre a retomada dos leitos de UTI que tinham sido desativados em dezembro de 2020 e, que agora estarão sendo retomados, além de um plano de fiscalização efetivo, fazendo se cumprir o Decreto estadual no que diz respeito a eventos e festas neste período, bem como, aumentar as divulgações sobre as medidas de contenção a covid-19, para que a população se conscientize desse momento em que estamos, que é um momento pior que a primeira onda da covid-19. Portando, a reunião foi muito boa e muito produtiva”, disse a promotora.

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, destacou a mobilização de esforços coletivos e a importância de todos estarem envolvidos na tomada de decisão sobre o melhor a fazer para enfrentar a covid-19. “Todos estamos aqui reunidos, com um mesmo objetivo, que é a valorização da vida, e eu tenho dito que nós discutimos tudo, mas a vida é inegociável. Aqui está o Ministério Público Federal e Estadual, profissionais de saúde, Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo coronavírus , e o nosso secretário de saúde, para que possamos editar um decreto com medidas restritivas, que evitem a proliferação da covid 19. E, nós vamos atuar de imediato, melhorando o enfrentamento ao vírus, mas deixando bem claro, que nenhuma medida terá valor, se não tivermos a ajuda da população”, disse o prefeito.

O prefeito lembrou ainda, que o governo do estado, entende que todos os serviços serão realizados em conjunto, entre município, governo estadual e federal, e disse que ontem participou de uma boa reunião autorizada pelo governador Flávio Dino, com o secretário de estado da saúde Carlos Lula, onde pôde contar com a ajuda do Governo do Estado na manutenção de 20 leitos de UTI e o município irá manter a retaguarda e, a parte ambulatorial na condução da covid 19.