A cidade de Caxias (MA) exibe uma das mais altas taxas de famílias maranhenses cadastradas na Tarifa Social, benefício que já assiste no município um total de 6.048. Em todo o Maranhão 157 mil famílias maranhenses de baixa renda foram cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica só em 2020.

No último dia 25 de fevereiro a Equatorial Maranhão, a Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social – SEDES e Federação dos Municípios do Estado do maranhão – FAMEM destacou a evolução de Caxias no índice estadual e nos resultados conseguidos em 2020. A cidade de Caxias recebeu uma mensão honrosa, uma motocicleta, além de um bônus em recurso financeiro.

Ao terem desconto na tarifa de energia, mais dinheiro circula na economia local e estadual. Em todo o Maranhão houve um incremento de mais de 300 milhões de reais injetados por meio da Tarifa Social. “O consumidor deixou de destinar recurso as contas de energias para comprar alimentos, remédios e suprir outras necessidades básicas da família”, diz a Assessoria da Equatorial Maranhão.

Caxias ainda tem muitas famílias que podem ser beneficiadas com o Programa Tarifa Social. Em todo o Estado, essa quantidade chega a representar 251 mil famílias. Para 2021, estima-se o cadastro de mais de 250 mil novas famílias, e a atualização de 206 mil cadastros de famílias já beneficiárias.

CADASTRO
Os cadastros das famílias são iniciados nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), onde os potenciais beneficiários devem se dirigir com documentação pessoal para cadastrar seu NIS. Quem possui o NIS atualizado, já pode se dirigir à segunda etapa do cadastro, buscando um dos canais de atendimento da Equatorial Maranhão para solicitar adesão à Tarifa Social. Para saber se você tem o NIS ou se ele ainda está ativo, ligue para a Central de relacionamento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003.

Os canais de atendimento para cadastro na TSEE, para clientes que já possuem o NIS ativo são: WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: www.equatorialenergia.com.br; Central 116; Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão e APP Equatorial.

A Tarifa Social é um benefício concedido pelo Governo Federal, desde 2002, às famílias brasileiras de baixa renda, indígenas e quilombolas ou que recebam o Benefício da Prestação Continuada – BPC.